Chimentão, Lilian KemmerCarvalho, Maria Vitoria Rover Brochard de2024-09-102024-09-102022-12-09https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17497Os currículos dos cursos de formação de professores de língua inglesa (LI) são bastante abrangentes, incluindo, por exemplo, temas da linguística, linguística aplicada, formação e prática docente, assim como aspectos léxico-gramaticais e fonológicos da língua, entre outros. No entanto, um tema que, embora presente em pesquisa, ainda não está implementado nos currículos de formação de professores de inglês no país é o papel do afeto no ensino e na aprendizagem de línguas. A relação entre professor e aluno na prática de sala de aula e a aprendizagem socioemocional têm ganhado maior visibilidade com a implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), documento normativo que evidencia a abordagem de competências socioemocionais em todos os componentes curriculares, incluindo a LI. Com o objetivo de promover uma formação relevante com foco em ensino de inglês e habilidades socioemocionais a partir de uma perspectiva reflexiva (SCHÖN, 1983), abordando o ensino de aspectos socioemocionais (ZINS; ELIAS, 2007), o conceito de rapport - a relação do aluno-professor (TICKLE-DEGNEN; ROSENTHAL, 1990), da mediação semiótica (HASAN, 2002), da aplicação da ética do cuidado (NODDINGS, 2002) e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ensino descritas na BNCC (BRASIL, 2018), foi proposto o desenvolvimento de um e-book para a formação inicial e continuada de professores. O presente artigo traz a apresentação do e-book e relata uma formação online com caráter de estudo- piloto realizada com 15 professores de inglês, no ano de 2021. A pilotagem do e-book por meio da formação, a produção dos participantes dela decorrente, bem como as respostas dequestionário aplicado aos participantes foram analisados para chegar aosresultados da presentepesquisa. Para análise dos dados oriundos do questionário, utilizou-se a Análise Paradigmáticae Sintagmática - APS (REIS, 2015). Os resultados indicam que foi possível evidenciar a incorporação de aspectos relativos: a) à construção de rapport; b) ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e colaboração; e c) à mediação (significado, transcendência, individuação e diferenciação psicológica e competência) (ABED, 2016) nas atividades elaboradas pelos participantes para o ensino de inglês. Conclui-se que os participantes puderam relacionar o ensino de inglês e a aprendizagem socioemocional por meioda observação de atividades sugeridas pelo e-book, da transposição didática e da reflexão acerca da própria formação.porFormação do professorCompetências socioemocionaisEnsino e aprendizagem de inglêsAfeto e educação socioemocional na formação de professores de língua inglesaAffection and socio-emotional education in the training of English language teachersDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasTeacher educationSocio-emotional learningELT