Godoy, Maria Carolina deCarvalho, João Paulo Toledo de2024-10-292024-10-292024-01-24https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18307Esta tese apresenta o mapeamento da mais recente produção audiovisual, disponível na plataforma virtual Youtube e em livro, de diversos artistas do movimento Hip-hop brasileiro, a fim de organizar o repertório apreciado em três eixos temáticos gerais, sugeridos por recortes pautados em três arcanos do Tarot de Marselha. Objetivou-se, por meio de uma pesquisa cartográfica, engendrar um texto/tese/máquina de guerra (utilizando o léxico deleuziano), e um texto/tese/TAZ (para dizer em uma linguagem de Hakin Bey), ativando-se, assim, um circuito de links e videoclipes na web, para contar parte da recente história do Rap. Apresenta-se uma máquina, organizada em três Tendas – nove Varais e vinte e um Folhetos – e um pós-escrito, que propõem um ritual de imersão, escuta e reflexão, tanto sobre a linguagem no RAP em meios virtuais, quanto sobre o sentido histórico do tempo no qual estas obras foram produzidas, esse tempo de golpes, sons e imagens. O resultado de tal aventura – poética, alquímica, mágica, científica e de guerrilha – quando se observa as produções que foram sendo lançadas pelos artistas mapeados, durante o período da pesquisa, e a confluência destas obras com as sugestões dos arcanos escolhidos, bem como das leituras teóricas de apoio, foi o registro privilegiado de obras de arte que são, sobretudo, documentos históricos riquíssimos que guardam a memória de um dos períodos mais complexos e delicados da história social do país.porLiteratura negraLiteratura indígenaOralidadeRAPTarotMúsica e literaturaTendas nômades e máquinas de guerra : o RAP em tempo de golpesNomadic tents and war machines : RAP in times of coupsTeseLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasBlack literatureIndigenous literatureOralityRAP MUSICTarotMusic and literature