Souza, Silvia Cristina Martins de [Orientador]Silva, Edimar Luciano2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14488Resumo: Ao longo de sua história o jazz projetou-se como uma voz dos afroamericanos e, nos Estados Unidos, a partir do final dos anos 195, a relação entre este gênero musical e a política se intensificou O presente estudo elegeu o jazz como objeto e estabeleceu como recorte temporal o período que abrange de final os anos 195 e 196, momento de grande efervescência dos movimentos pelos direitos civis nos Estados Unidos, com destaque para a figura do baterista Max Roach e uma de suas obras: We Insist Freedom Now Suite A partir desta escolha pretendemos compreender a atuação de Max Roach como ativista político e a forma como ele lançou mão da música para inserir-se no movimento dos direitos civisJazz (Música)1950-1960Estados UnidosAtivistas pelos direitos civisHistória socialCivil rights workersWe insist freedom now suite : o ativismo político de Max Roach no movimento de direitos civis através do jazz (Estados Unidos, 1950-1960)Dissertação