Natti, Paulo Laerte [Orientador]Toraete, Henrique Matsumoto2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14171Resumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta didática para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Matemática Financeira no 2º ano do Ensino Médio O fator de motivação foram os seguintes questionamentos: O que leva tantas pessoas a contraírem dívidas que não podem pagar? O ensino da Matemática Financeira está atendendo as necessidades básicas dos nossos alunos? Como melhorar o ensino da Matemática Financeira no ensino médio? Neste trabalho, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática Financeira, apresentamos uma sequência de atividades didáticas baseadas nas situações financeiras do cotidiano e nas Tendências Metodológicas da Resolução de Problemas e de utilização de Mídias Tecnológicas Através desta sequência didática acreditamos que os alunos sejam capazes de construírem seus conhecimentos e futuramente usarem esses conhecimentos a seu favor, evitando, por exemplo, o endividamentoMatemática financeiraEstudo e ensinoMatemática financeiraAprendizagem por atividadesOrçamento familiarMathematics - SemioticsMathematics - SemioticsFamily budgetsMathematics - SemioticsEducational innovationsStudy and teachingActiveMatemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuroDissertação