Araújo, Angélica Lyra deYamamoto, Fabiana Miyuki2024-09-052024-09-052023-02-02https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17437Este estudo foi desenvolvido no contexto específico de uma escola pública considerada de grande porte, localizada na periferia de Londrina/PR. O objetivo foi compreender como a crise sanitária da covid-19 (2020-2021) afetou os duzentos e sessenta e sete jovens estudantes matriculados no Ensino Médio da instituição Colégio Estadual Vista Bela. O ponto de partida foram as relações sociais para se chegar à explicação de que forma o cotidiano institucional se articula ao amplo processo social. Considerando o contexto de pandemia, a reflexão girou em torno das formas que a crise sanitária afetou a vida desses jovens estudantes matriculados no colégio. À luz das referências teóricas consultadas, de autores considerados estado da arte em suas pesquisas sobre juventudes, como Marialice Foracchi (1965), Juarez Dayrell (2007), Alexandre Barbosa Pereira (2010) e ainda autores regionais da área de Assistência Social, como Jolinda Alves (2002), Andréa Beidack (2011), entre outros, se colocou em discussão as investigações que foram levantadas: o conceito de juventudes, as vulnerabilidades, o processo de exclusão que vivenciam e as experiências escolares e territoriais. Por meio da Etnografia Institucional, análise de dados documental e depoimentos dos próprios estudantes, a pesquisa percebeu que tipos de escola desejam, compreendendo como é formada essa juventude e identificou como ocorreu o processo de socialização durante a pandemia da covid-19. Os resultados mostraram as características desses jovens estudantes e indicaram que, por um lado, caíram na inexistência social durante o período retratado e por outro, não deixaram de se socializar, mesmo em tempos de isolamento social.porJuventudesPandemiaVulnerabilidadesExperiências escolaresSociologiaEscolas públicasEnsino médioPandemia de COVID-19, 2020Vulnerabilidade socialAs juventudes do ensino médio no contexto da pandemia da COVID-19 : estudo de caso de um colégio público de Londrina/PRPerspectives of high school students during the covid-19 pandemic : a case study of a public school in Londrina/PRDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaYouthCovid-19 pandemicVulnerabilitiesSchool experiencesSociologyPublic schoolsHigh schoolCOVID-19 Pandemic, 2020Social vulnerability