Suguihiro, Vera Lúcia Tieko [Orientador]Gonçalves, Amanda Boza2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12454Resumo: Este estudo discute a prática cotidiana do Assistente Social na escola privada e, seu principal objetivo, é compreender e analisar o modo de fazer dos Assistentes Sociais que atuam em escolas privadas, tendo como campo empírico da pesquisa os Colégios Maristas da Província Brasil Centro-Sul A metodologia de pesquisa adotada, fundamenta-se na abordagem qualitativa Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, sendo que os sujeitos da pesquisa foram quatro Assistentes Sociais que compõem o quadro funcional dos Colégios Maristas das seguintes cidades: São Paulo-SP, Ribeirão Preto-SP e Curitiba-PR A construção teórica, elaborada a partir dos objetivos do presente estudo, perpassa pela discussão entorno da educação no Brasil em seu âmbito público e privado, do sistema neoliberal, e do Terceiro Setor, enquanto um executor da política educacional O referencial teórico também é composto por uma explanação acerca do trabalho profissional do Serviço Social, com ênfase no debate acerca do cotidiano profissional, o qual se configura como uma categoria de análise da pesquisa A partir disso tratamos sobre o Serviço Social na escola e, mais especificamente, sobre sua atuação nos Colégios Maristas, caracterizado, por sua vez, como um espaço sócioocupacional permeado por limites, dificuldades, desafios e também por conquistas, acima de tudoServiço social como profissãoAssistentes sociaisPrática profissionalServiço socialEstudo e ensinoStudy and teachingSocial serviceA prática cotidiana do assistente social na escola-privadaDissertação