Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]Jesuz, Danilo Augusto Ferreira de2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11761Resumo: Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto socialMatemáticaEstudo e ensinoGeometria euclidianaMatemáticaHistóriaStudy and teachingEuclidian geometryHistoryComputer-assisted instructionConcept formationFlat euclidean geometryMathematicsDesenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básicaDissertação