Munck, Luciano [Orientador]Moreira, Carlos Eduardo Rodrigues2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11215Resumo: A incessante busca por desenvolver as melhores formas de atuação no mercado, de adotar as práticas e os procedimentos mais eficazes, obriga as organizações a refletirem mais sobre os negócios, a buscarem novos modelos gerenciais e a traçarem deliberadamente ações capazes de lhes garantir consistência, longevidade e vantagens em relação à concorrência Nesse sentido, o alinhamento estratégico da função produção merece destaque por subsidiar diretamente o desenvolvimento das vantagens competitivas que diferenciam a organização da concorrência, uma vez que a sobrevivência e o sucesso organizacional dependem da eficiência e/ou eficácia com a qual o sistema produtivo produz e é conduzido Assim, a concepção da estratégia empresarial e das competências organizacionais se tornam indissociáveis de uma reflexão mais profunda sobre as atividades produtivas da organização Verifica-se então o surgimento de um novo enfoque para a função produção, no qual deixa de ter um papel apenas reativo e de executora e passa a influenciar diretamente nas definições estratégicas das organizações O presente estudo, de cunho teórico-exploratório, se propôs a não somente interpor uma contribuição que alimente com novas informações a discussão teórica sobre o alinhamento entre as competências e a estratégia empresarial adotada, mas também a inserir a gestão da função produção nessa discussão Para isto, apresentou, através de frameworks explicativos, duas propostas precursoras Uma que mapeou as competências organizacionais básicas da função produção e outra que sistematizou e organizou os padrões de entregas resultantes do alinhamento entre as competências de produção e as prioridades competitivas da estratégia adotada Por fim, observou-se que os frameworks propostos possibilitam aos gestores um melhor direcionamento de quais competências organizacionais de produção desenvolverem, contratarem ou realocarem internamente para cumprirem a estratégia competitiva adotada Bem como melhores condições de perceberem a necessidade de revisão da estratégia que se mostra incompatível com as competências existentes – ou passíveis de desenvolvimento, ou vice-versa Outra importante contribuição do estudo concentra-se na transformação em conhecimento explícito de informações que muitas vezes estão somente na literatura e/ou na mente de gestores de produção altamente experientesEstratégia (Administração)Vantagem comparativa (Comércio)Sucesso nos negóciosPlanejamento empresarialAdministração da produçãoStrategy (Management)Comparative advantage (Commerce)Success in businessBusiness planningProduction management|Estratégia empresarial e competências de gestão de produção : a construção de frameworks explicativos de seu alinhamento em contexto organizacionalDissertação