Garanhani, Mara Lúcia [Orientador]Guimarães, Raphaella Lima de Souza2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14521Resumo: O trabalho em equipe é uma atividade que requer alta complexidade de saberes, habilidades e atitudes O ensino de habilidades para o trabalho em equipe requer um diálogo permanente entre o mundo do trabalho e o da formação Este estudo objetivou investigar o desenvolvimento de habilidades para o trabalho em equipe na formação do enfermeiro em um currículo integrado de enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, ancorada no referencial teórico de Edgar Morin A região de inquérito do estudo foi composta por docentes coordenadores dos módulos interdisciplinares do currículo em estudo e pelos planos de ensino, representados pelos cadernos de planejamento e desenvolvimento de cada módulo A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e de entrevistas no período de agosto 212 a fevereiro de 213 Os resultados foram apresentados em dois artigos O primeiro artigo aborda três categorias: O que está sendo ensinado- uma leitura hologramática; Como está sendo ensinado – um circuito recursivo-retroativo; trabalho em equipe- uma interpretação dialógica A discussão destas categorias permite dizer como o trabalho em equipe está sendo desenvolvido nos quatro anos do curso, revelando uma diversidade de formas de ensinar O segundo artigo aborda as percepções e significados do trabalho em equipe para os docentes Os resultados estão apresentados também em três categorias: Enfrentando incertezas e a complexidade do trabalho em equipe; Compartilhando saberes: um movimento de interações e conexões no trabalho em equipe; Trabalho em equipe: espaço de desenvolvimento de competências interpessoais e gerenciais Foi relevante conhecer os significados de trabalho em equipe para as docentes, pois estes repercutem diretamente na forma de ensinar e trabalhar esse tema A análise documental e os dados das entrevistas revelaram que a estrutura curricular do curso em estudo oportuniza o desenvolvimento de determinadas habilidades para o trabalho em equipe desde o início do curso Estas são fundamentais também para a constituição da identidade deste novo enfermeiroEnfermagemEstudo e ensinoEnfermeirosFormaçãoEnfermagemStudy and teachingNurses educationTeam nursingNursingDesenvolvimento de habilidades para o trabalho em equipe na formação do enfermeiro à luz do pensamento complexoDissertação