Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Santos, Melina Tatiana dos2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11373Resumo: Esta pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio, de modo a identificar quais as fontes de Leitura utilizadas na escola e suas implicações na formação de leitores Buscou-se compreender as práticas de leituras entendidas por esses alunos, já finalizando seus estudos Para atingir o propósito levantado foram realizadas observações em uma escola pública da cidade de Londrina, durante dois meses A investigação contou com a participação de 137 alunos dos períodos matutino e noturno, com sete professores, duas bibliotecárias e a diretora da escola Optou-se como caminho metodológico pela pesquisa exploratória, com o intuito de se aproximar do objeto do estudo, de modo a familiariza-se com suas características e peculiaridades e desencadear percepções e idéias, que serviram para descrever os elementos e situações do tema explorado Além disso, utilizou quetionários e entrevistas como instrumento de pesquisaOs dados coletados mostraram que a maioria dos alunos considera a imagem, música/som, Internet e o teatro como fontes de Leitura equivalentes ao texto escrito Ademais, a música e a “internet”, são as possibilidades de Leituras realizadas com mais freqüência por eles Entretanto, essas leituras não são apropriadas pela escola, de modo a auxiliá-los a ler além do que é solicitado na escola, e a interpretar e empregar a informação lida de modo criativo, consciente e críticoLeituraFontes de leituraEducaçãoReading - EducationFontes de leitura utilizadas no 3º ano do ensino médio e suas implicações na formação de leitoresDissertação