Parreira, Paulo SérgioSilva, Maria Madalena da2024-08-082024-08-082023-03-30https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17156O objetivo desta pesquisa foi à elaboração de um produto educacional, com uma abordagem temática da Física Nuclear para estudantes do Ensino Médio, com ênfase em Datação por Carbono-14, dentro de uma visão holística, visando proporcionar uma proposta pedagógica que viabilize a transposição didática do conhecimento científico. Assim, nessa perspectiva foram empregados recursos tecnológicos como simuladores, que permitiu ao aluno interação com as informações teóricas contempladas, como também partir da teoria considerando o conhecimento prévio do aluno, na intenção de estimular a reflexão, e fazer com que o aluno participasse de forma ativa nas discussões e atividades propostas dentro da teoria de aprendizagem significativa proposta por Ausubel. Foi elaborada uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) nesse âmbito e, aplicada a alunos da terceira série do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionário, com a finalidade de analisar se a proposta foi bem sucedida. Como resultado final observa-se que a proposta obteve resultados positivos, frente ao esperado, possibilitando aos alunos aprendizagem do assunto e aproximando-os de ferramentas tecnológicas que auxiliam no ensino-aprendizagem.porEnsino de FísicaFísica NuclearDatação por Carbono-14Aprendizagem SignificativaEnsino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).Teaching Nuclear Physics to High School with an Emphasis on Carbon-14 Dating: A Potentially Significant Teaching Unit (PSTU).DissertaçãoCiências Exatas e da Terra - FísicaPhysics TeachingNuclear PhysicsCarbon 14 DatingMeaningful Learning