Martins, Eleine Aparecida PenhaPereira, Maria Gorete Nicolette2024-10-112024-10-112024-01-26https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18026Introdução: Uma das manobras avançadas para a obtenção de vias aéreas que pode ser realizada pelo enfermeiro é a inserção do dispositivo Máscara Laríngea. Objetivo: Avaliar o método de simulação clínica na capacitação de enfermeiros no manejo de vias aéreas com a inserção da máscara laríngea. Método: Estudo quase experimental que desenvolveu instrumentos, sua validação e a checagem da aplicação por meio de escalas nas várias etapas do ensino baseado em simulação clínica, de uma regional de saúde localizada no Sul do Brasil. Participaram do estudo 60 enfermeiros. A coleta de dados foi realizada entre dezembro de 2022 e março de 2023, por meio de instrumentos elaborados e validados, construção de cenário de simulação clínica, questionário teste de conhecimento, um Checklist de observação das habilidades durante a simulação clínica dos enfermeiros e a Escala do Design da Simulação. As análises foram descritivas, tendo sido aplicados testes de McNemmar e adotado nível de significância de = 0,05, considerados Intervalo de Confiança de 95%, média, desvio padrão. Resultados: Na avaliação global, os instrumentos questionário, checklist e cenário simulado para capacitação de enfermeiros na inserção de máscara laríngea obteve Intervalo de Confiança de 8,2, desvio padrão de 0,7 e uma média de concordância de 9,2. Houve aumento significativo no acerto das questões referente à prioridade da avaliação das vias aéreas, descrição sobre a importância de o enfermeiro ser capacitado para inserir a máscara laríngea (ML), citação das vantagens da ML e seu tempo de uso no paciente, o tamanho correto da ML, a abordagem do manejo e indicação para qualquer tipo de paciente, a indicação para auxílio temporário na manutenção das vias aéreas e a importância de lubrificar a face posterior da ML favorecendo sua inserção - (p-values < 0,05). A média total de acertos no pré-teste foi de 76,5% de questões antes da intervenção, após a intervenção com simulação clínica, houve aumento da média de acertos no pós-teste teórico para 87,4%. Quanto ao Índice de Concordância entre os juízes na execução das habilidades desempenhadas pelo enfermeiro, a média geral dos três grupos avaliados foi de 92,8% para a comunicação, avaliação do manequim e tratamento imediato, considerando tanto a execuação adequada e execução inadequada, indicando um alto índice na média. Os 60 enfermeiros apresentaram-se mais satisfeitos do que autoconfiantes. Ao analisar a Escala de Satisfação e Autoconfiança na Aprendizagem, a dimensão satisfação obteve a maior pontuação média de 4,75 e referiu-se a: eu gostei do modo como meu professor ensinou através da simulação. A maioria dos enfermeiros (76,7%) aprovou o método de ensino. Na avaliação geral 95% dos enfermeiros afirmaram estarem satisfeitos e autoconfiantes. Conclusão: a capacitação com o método de simulação clinica foi altamente eficaz para que os enfermeiros adquirissem conhecimentos detalhados sobre o manejo de vias aéreas com a inserção da máscara laríngea, além de desenvolverem habilidades práticas para sua inserção e monitoramento. Investir na capacitação dos enfermeiros no uso da máscara laríngea qualifica a assistência prestada, reduz os riscos relacionados a problemas respiratórios e melhora os resultados clínicos até a chegada do paciente em instituição de saúde com suporte avançado de vida.porTreinamento por simulaçãoCapacitação em serviçoEducação permanenteEnfermagemManejo das vias aéreasMáscaras laríngeasSimulação clínica no manejo das vias aéreas com máscara laríngeaClinical simulation in airway management with laryngeal maskTeseCiências da Saúde - EnfermagemCiências da Saúde - EnfermagemSimulation trainingIn-service trainingPermanent educationNursingAirway managementLaryngeal masks