Zorzo-Veloso, Valdirene Filomena [Orientador]Neri, Juliano Brambilla2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9008Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral oferecer subsídios para potencializar a aprendizagem da habilidade de leitura e compreensão textual em Língua Inglesa com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por meio de um material didático (MD), mais especificamente um e-book, direcionado ao professor de Língua Inglesa do Ensino Médio A pesquisa surgiu a partir de uma inquietação do pesquisador e de uma cobrança profissional cada vez maior pela melhoria do desempenho dos alunos na avaliação referida Assim, a metodologia do trabalho pauta-se no início de um ciclo da pesquisa-ação, posto que busca compreender o contexto e propor uma ação pedagógica (TELLES, 22), ou seja, por meio de uma análise do contexto profissional propomos atividades que possuem potencial de atender a demanda de um aprimoramento da leitura e compreensão textual Contudo, destaca-se a não implementação do produto profissional por uma questão de caráter temporal A produção do material levou em conta as competências e habilidades dispostas na matriz de referência ENEM, quais sejam, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Além disso, amparou-se nos pressupostos dos autores Vilaça (29) e Leffa (27) para tratar do conceito de material didático e sua adaptação – formas, escopo e etapas; a seguir, letramento (SOARES, 29), multiletramentos (ROJO, 217), letramentos (RIBEIRO, 221), multimodalidade (RIBEIRO, 221), a fim de possibilitar maior contato dos alunos com atividades que se pautam nas competências e habilidades de leitura, compreensão textual e escrita, previstas nos documentos oficiais para o Ensino Médio (EM) Buscou-se com o produto educacional, fornecer subsídios para que esse aluno possa compreender melhor as estratégias, bem como as diversas esferas em que vive, quer seja sob o aspecto social, econômico, cultural e acadêmico, além de respeitar a vivência do outro Para a propositura do MD foi feita uma seleção das provas do ENEM do período de 217 a 22 e, a partir da análise dos gêneros textuais levantados nesse recorte, foram propostas atividadesLeituraMultiletramentoMaterial didáticoStudy and teachingReadingMultiliteracyTeaching materialsEnglish languageReading for ENEM : leitura e compreensão textual em língua inglesaTrabalho de Coclusão Final