Reis, Simone [Orientador]Senefonte, Fábio Henrique Rosa2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10179Resumo: Esta pesquisa doutoral está inserida na área cunhada como Sociolinguística Aplicada ou Educacional e tem a Cognição de Professores como unidade de análise Assim, este estudo de caso objetivou explorar as possibilidades do ensino de inglês informal na educação superior, não somente para fins de conhecimento do licenciando em Letras, mas também visando à formação deste para atuação na educação básica Além disso, o estudo procurou descrever e explicar: a) fatores (des) favoráveis ao ensino de inglês informal, especialmente considerando a formação de professores (para a educação básica), b) as razões que dão suporte às respostas dos participantes e descrever e explicar, por meio de uma análise documental, que espaço, se algum, o inglês informal ocupa na educação superior (cursos de licenciatura) De acordo com tais objetivos, este estudo procurou responder às seguintes perguntas de pesquisa: A) O que pensam professores sobre o ensino de inglês informal na educação superior? B) O que pensam professores sobre o ensino de inglês informal em programas de formação de professores (para a educação básica)? C) O que subjaz seus pensamentos? e D) Que espaço, se algum, o inglês informal ocupa na educação superior (curso de licenciatura) Para tais finalidades, como instrumentos de geração e coleta de dados, dois questionários com perguntas abertas e fechadas e duas entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio foram empregadas, bem como uma análise documental de 54 programas de disciplina Sete professores atuantes em cursos de licenciatura em Letras de duas universidades (localizadas na região sul do Brasil) compõem, respectivamente, os participantes e contexto deste estudo Os dados foram explorados por meio da Análise Paradigmática e Sintagmática em estudos da linguagem (APS) (REIS, 215, 218), e triangulados por instrumentos humanos (REIS, 28) Os resultados desta pesquisa dão suporte à seguinte tese: Nas Universidades Alpha e Beta, os professores pensam sobre o Inglês informal no ensino e formação de professores em termos de realidade e virtualidade Nesse sentido, o real é permeado por fatores controláveis e não controláveis, estes últimos são predominantes e dizem respeito a falta de clareza dos professores acerca do inglês informal, apreciação negativa dos alunos, entre outros Consequentemente, o inglês informal no ensino e formação de professores é incidental e ocorre devido a demandas e chances contextuais Chances reais incluem oralidade e gêneros textuais, ao passo que chances virtuais envolvem escrita e estrutura, além de oralidade e gêneros textuais Ademais, as chances do inglês informal na formação de professores são ainda mais escassas Assim, o inglês informal no ensino e na formação de professores está à margem Possíveis contribuições teórico-metodológicas residem no fato de este estudo poder expandir substancialmente a literatura na área, uma vez que é comprovada a escassez de pesquisas empíricas na temática, bem como no contexto supramencionadoLíngua inglesaInglês faladoProfessoresFormaçãoSociolinguísticaEnglish languageTeacher trainingSociolinguisticsCognitionStudy and teachingInformal English : learning, teaching and teacher educationTese