Oliveira, Katya Luciane deNascimento, Francielle Pereira2024-11-062024-11-062022-12-14https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18411À luz da Perspectiva de Tempo Futuro (PTF), as metas futuras têm efeito consciente e voluntário nos comportamentos dos sujeitos no presente. Neste sentido, vislumbram-se caminhos para investigações no campo psicoeducacional, pois, cursar uma graduação representa a busca de uma meta futura. O objetivo principal deste estudo foi analisar as relações entre Perspectiva de Tempo Futuro, satisfação acadêmica e engajamento de universitários. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional, e com os procedimentos psicométricos para a validação de medidas psicoeducacionais. Participaram 676 estudantes de dez cursos de graduação de duas instituições do norte do Paraná, pública e particular e de nove semestres distintos. Para a coleta de dados foram aplicados três instrumentos: ZPTI – Inventário de Perspectiva de Tempo Futuro, QSEA – Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica e a EAE-ED4 – Escala de Engajamento Escolar. O ZTPI e a QSEA foram aplicados com a amostra N=676, e o EAE-E4D foi aplicado em um segundo tempo com parte dos estudantes, n=163. Os instrumentos foram submetidos às análises de averiguação de validade de conteúdo e de semântica e verificação de estrutura interna. Os dados foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias e desvio padrão) e inferencial (análises fatoriais confirmatória; testes de diferenças - ANOVA e t Student, correlação de Pearson e análise de regressão linear). A AFC foi realizada com o Inventário ZTPI e com a Escala EAE-E4D e os resultados evidenciaram bons índices de consistência interna para as dimensões, contudo, houve mudanças nos modelos. Com a amostra N=676, das cinco dimensões do ZTPI, quatro se confirmaram e com a amostra n=163, três das quatro dimensões do engajamento se confirmaram. Para a escala QSEA, bons índices foram obtidos para cada fator. Os resultados evidenciaram correlações significativas entre satisfação acadêmica e engajamento e entre PTF e satisfação. Verificou-se que estudantes orientados pelo presente hedonista ou pelo presente fatalista tendem a não ser orientados para o futuro e que os universitários orientados pelo tempo futuro se sentem satisfeitos com sua própria aprendizagem e com seu rendimento acadêmico. Em contrapartida, aqueles orientados pelo passado negativo ou pelo presente fatalista, tendem a não estarem tão satisfeitos com sua aprendizagem e rendimento. Observou-se também que os estudantes que se sentem satisfeitos com o ensino e com o seu processo de aprendizagem tendem a não ser engajados na dimensão comportamental. As discussões indicam o papel indispensável das instituições de propiciar boas condições para as aprendizagens dos estudantes, bem como, constituir-se como um espaço de reflexão sobre a melhora do ensino em todas as etapas da graduação. Espera se que este estudo contribua com a literatura brasileira e internacional sobre o tema e que inspire novas investigações com os construtos aqui abordados.porPerspectiva temporalSatisfação acadêmicaEngajamento nos estudosUniversitáriosPerspectiva de tempo futuro, satisfação acadêmica e engajamento de estudantes universitáriosFuture time perspective, academic satisfaction and university student engagemenTeseCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoTime perspectiveAcademic satisfactionEngagement in studiesCollege students