Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]Teixeira, Amanda Maria Damasio2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10500Resumo: Há uma constante discussão sobre a efetividade das políticas públicas de cultura e qual é o grau de autonomia conferida à arte viabilizada por eles O presente trabalho tem como objetivo estudar o impacto provocado pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), procurando investigar como se desdobram os efeitos das publicações e eventos literários realizados por esse programa A bibliografia basilar que sustentará esse trabalho são os livros As regras da Arte (1996), de Pierre Bourdieu, o Literary Festivals and Contemporary Book Culture, de Millicent Weber (218), e o texto Os Polissistemas, do estudioso Itamar Even-Zohar (213) Esses três autores contribuíram para estruturar, respectivamente, os temas que abarcam a leitura crítica de editais, campo de produção literária, os capitais que afetam a trajetória do autor nesse espaço, o impacto dos festivais e outros eventos e, por fim, o repertório literário que se desvela a partir da presença desses editais Os objetos utilizados nessa análise são os editais do PROMIC dos anos de 215 a 219 e os do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura) de 214, 217 e 219, como também entrevistas realizadas com produtores culturais, autores, diretores de vilas culturais e editores Os dados relacionados ao PROFICE serão utilizados na forma de uma comparação com o outro programa Tal recorte temporal almeja analisar projetos mais antigos para obter seus desdobramentos, além de procurar também direcionar seu olhar para os mais recentes, aqueles que foram afetados e transformados pela pandemia do coronavírus Essa metodologia pretende atender à questão “Como os próprios produtores enxergam o processo de seleção dos editais?” Além disso, o projeto de pesquisa de qual parte este trabalho, intitulado “Festivais Literários Brasileiros” aplicou formulários com variadas questões sobre o tema para autores, produtores e público dos festivais, cujos resultados também serão utilizados aqui para respaldar as hipóteses colocadas sobre o campo de produção literária É possível perceber que, majoritariamente, o programa de incentivo propõe ao artista, salvo as limitações discutidas no trabalho, duas condições tratadas por Bourdieu (1996): a verba para realizar (capital econômico), para distribuir seu projeto (se ele for bem sucedido) e o próprio caráter intelectual desse trabalho que foi aprovado e validado, de certa forma, pelo Município ou pelo Estado e pelo empresariado, o que acarreta em uma maior visibilidade Dito isso, o trabalho busca expor um entendimento mais claro sobre as variáveis que compõem os programas de políticas públicas selecionados, especialmente os que se dirigem ao livro e à literatura, procurando repensar qual é a melhor forma de construir um repertório mais oxigenado, que representa uma maior (mesmo que não plena) autonomia artística antes que ela acabe sufocada pelo mercado e pelas próprias hierarquias sociaisLiteratura comparadaPolíticas públicasFestivaisLiteraturaComparative literaturePublic policyFestivalsLiteraturePROMIC : o impacto de políticas públicas de cultura nos campos de produção literáriaDissertação