Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]Sabino, Denise Batista Pinto2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16220Resumo: Esta Dissertação se insere no campo da educação e articula as avaliações externas e o currículo de Arte no Ensino Médio O objetivo foi investigar quais conhecimentos são valorizados dentro do currículo de Artes pelo ENEM entre o período de 211 a 215 Essa valorização foi investigada nas questões que pertencem às três modalidades artísticas: música, teatro e dança e arte visual Devido à aproximação com a formação da pesquisadora, a arte visual foi foco de uma investigação maior, sendo analisadas todas as questões entre os anos selecionados Na área da avaliação alguns dos autores que fundamentaram teoricamente este trabalho foram Sousa, Castro, Tiezzi e Vianna Alguns autores do campo de arte-ensino também contribuíram para a discussão como Barbosa e Canton Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com opção pelo estudo de caso, segundo Gil, e objeto selecionado foi discutido no campo da análise de conteúdo, conforme Bardin Foi possível identificar que a Arte possui uma pequena parcela de questões dentro do ENEM, compreendendo-se, desse modo, que existe uma desvalorização do conteúdo diante das demais áreas Dentre as questões do campo da arte visual, há uma prevalência dos conteúdos de Arte Brasileira, Contemporânea e Moderna, demonstrando limitações na seleção de saberes Desse modo, ainda que o PCNEM ressalte a importância da Arte, ela é pouco desenvolvida pelo exame, podendo ser observado que a Arte é utilizada muitas vezes de forma complementar em outras áreas do conhecimento Com a pesquisa foi possível compreender que o ENEM age como um espelho, refletindo a seu modo o conteúdo curricular da ArteEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasArteCurrículosEducation - BrazilEspelhos do currículo de arte : a abordagem da arte no ENEM no período de 2011 a 2015Dissertação