Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]Mazza, Lilian Cerri2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8386Resumo: Crianças e adolescentes possuem o direito de serem informados sobre os cuidados com seus corpos e sobre as mudanças que ocorrem devido à essas fases do desenvolvimento Informações aumentam a probabilidade de emissão de comportamentos saudáveis como o sexo seguro, uso de preservativo etc Esse trabalho tem por objetivo descrever o processo de construção do protótipo de um jogo de aventura com elementos de RPG para educação sexual de adolescentes e pré-adolescentes, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais Inicialmente os objetivos gerais do jogo foram definidos de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos PCNs para o ensino sobre sexualidade a alunos do ensino fundamental Os objetivos gerais foram decompostos de maneira a indicar as ações que os participantes devem ser capazes de executar durante e ao final do jogo Em seguida, considerando-se a população-alvo do jogo (crianças e pré-adolescentes) foram estabelecidos o enredo e a mecânica O enredo do jogo se configura por uma caça ao tesouro proposta pela escola da personagem principal Os cenários do jogo retratam diferentes locais de uma cidade (eg, escola, universidade, hospital, posto de saúde e uma área rural) Após escolher seu avatar o jogador recebe missões que o obriga a percorrer os diferentes locais da cidade, coletando informações e interagindo com avatares do próprio jogo A cada missão cumprida o jogador ganha uma medalha e, ao final, um troféu Após cumprida cada missão, o jogador tem de responder a perguntas que visam a avaliar o desempenho do jogador diante das intruções do jogo Após a construção do jogo seguiu-se para sua avaliação Para tanto empregou-se o modelo de design iterativo no qual a cada partida de teste são conduzidas avaliações para verificar a adequação e eventuais problemas são alvo de alterações no protótipo seguinte O jogo foi testado com um participante de 1 anos que cursa o 7? ano do Ensino Fudamental Incialmente ele respondeu a 25 perguntas referentes ao tema abordado pelo jogo (Pré-intervenção) Em seguida, foram realizadas três sessões com o jogo (Intervenção) Por fim, as questões foram reaplicadas e seu desempenho avaliado quanto aos objetivos de ensino, engajamento e usabilidade (Pós-intervenção e Follow up) Observou-se um pequeno aumento do numero de respostas corretas na fase de pós-avaliação e de follow up em relação à pré-intervenção Observou-se que erros no jogo e instruções muito longas atrapalharam o desempenho do jogador e o seu engajamento e gerou problemas em relação a usabilidade Correções devem ser realizadas no protótipo do jogo e novas avaliações realizadasAnálise do comportamentoEducação sexual para adolescentesJogos educativosComportamento sexualBehavioral analysisSex instruction for teenagersEducational gamesSex customsDesenvolvimento de um jogo digital para educação sexual de adolescentesDissertação