Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Gereti, Laís Cristina Viel2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16370Resumo: A pesquisa tem como objetivo produzir uma discussão a respeito de legitimidades da disciplina de Cálculo na formação inicial de professores de Matemática Com base em um levantamento de pesquisas acerca do Cálculo na Licenciatura em Matemática, produzimos a trajetória dessa investigação Escolhemos o Modelo dos Campos Semânticos como referencial teórico-metodológico e utilizamos, também, a História Oral para realizar as textualizações de entrevistas com professores formadores e da Educação Básica Por meio delas, e das discussões a respeito de currículo e de formação matemática de professores de Matemática, produzimos legitmidades, afirmando que não deveria ter uma disciplina de Cálculo para a Licenciatura em Matemática As textualizações referem-se a possíveis legitimidades produzidas para a disciplina de Cálculo e possíveis formações para a Licenciatura em MatemáticaMatemáticaEstudo e ensinoProfessores de matemáticaFormaçãoCálculo diferencialMathematicsDifferential calculusCalculus, IntegralMathematics teachers - Training ofStudy and teachingDelineando uma pesquisa : legitimidades para a disciplina de cálculo na formação do professor de matemáticaTese