Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Cruz, Andréia Cristina da2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16158Resumo: A presente Dissertação de Mestrado propõe uma reflexão acerca da discussão das questões de gênero e de seus desdobramentos no currículo do Ensino Médio, com enfoque na disciplina de Sociologia Os estudos enveredaram sobre os elementos deste processo no âmbito escolar, pensando a sala de aula como um espaço relevante para problematização dos papéis de gênero, ao entender, sob a ótica de Juarez Dayrell (199), que a escola é um lócus sociocultural relevante de produção de conhecimentos, mesmo sendo ela também um ambiente onde se reproduzem diferentes formas de desigualdades Tem-se como hipotese que o currículo de Sociologia do Ensino Médio é reprodutor das desigualdades de gênero, porém, traz consigo a potencialidade de produzir novos conhecimentos e práticas; e que a Sociologia pode oferecer uma formação crítica capaz de proporcionar às/aos estudantes diferentes olhares sobre os fenômenos sociais, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, democrática e igualitária no que tange ao respeito às diversidades de gênero e sexualidade Neste contexto, foi realizada pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, análise de documentos oficiais na área de educação e a problematização sociológica dos dados qualitativos e quantitativos colhidos pelo LENPES/UEL em uma pesquisa de campo de aplicação de questionário junto a 1546 estudantes em oito escolas públicas de Ensino Médio dos municípios de Londrina/PR e de Rolândia/PR O trabalho foi dividido em três núcleos: Currículo sob a ótica da diversidade, da inclusão e dos direitos Humanos; Relevância dos Estudos de Gênero no Ensino Médio; Questões de Gênero e Sexualidade sob a ótica das/dos Estudantes das Escolas Públicas de Londrina e de Rolândia Entre outras considerações, buscou-se demonstrar a relevância de se compreender tanto a caracterização sociocultural das/os estudantes, como o que estas/es estão interpretando a partir dos diferentes fenômenos sociais que fazem interfaces com a escola atual As respostas das/os estudantes nos propiciaram pistas pedagógicas que evidenciam a necessidade de aprofundarmos os conhecimentos sobre as questões de gênero na formação inicial e continuada de professoras/es da Educação Básica e do Ensino Superior, mesmo em um contexto em que poucos espaços curriculares estão destinados à tais conteúdos e abordagens nos materiais didáticos de Sociologia e nos documentos oficiais (no Brasil e no Estado do Paraná)SociologiaEstudo e ensinoIdentidade sexualJuventudeStudy and teachingYouthSociologyGênero nos currículos e nas percepções das/dos estudantes do ensino médio : uma caracterização sociológicaDissertação