Oliveira, Katya Luciane dePestana, Graziele de Jesus2024-11-072024-11-072022-12-15https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18418A pandemia da Covid-19 promoveu transformações sociais irreparáveis. O isolamento social foi uma medida sanitária adotada para minimizar a disseminação do vírus mortal, de modo que as aulas presenciais passaram a ser ministradas, temporariamente, de forma remota. Essa nova realidade fez emergir diversos questionamentos sobre acesso, permanência e sucesso acadêmico. Sabe-se que a Autorregulação da Aprendizagem e a Motivação para Aprender são variáveis indispensáveis para se compreender os processos de aprendizagem e adaptação acadêmica, portanto, diante de tal configuração, o objetivo do presente estudo foi identificar possíveis correlações entre a Autorregulação da Aprendizagem e a Motivação para Aprender nos estudantes dos cursos de Educação Superior no contexto do Ensino Remoto Emergencial em tempos de pandemia. Participaram da coleta de dados 286 alunos dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Administração, Relações Públicas e Psicologia da de uma universidade estadual situada ao norte do Paraná. Os instrumentos de análise foram a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem EEAU e a Escala de Motivação para Aprender de Universitários – EMA-U. A análise dos dados demonstrou índice de consistência interna em relação à confiabilidade das dimensões das escalas para a amostra pesquisada a partir do cálculo do alfa de Cronbach. Os resultados apontam a predominância de estratégias autorregulatórias cognitivas e metacognitivas e de regulação dos recursos internos e contextuais entre os alunos pesquisados. Além disso, detectou-se que os estudantes são mais motivados extrinsecamente. Dessa forma, pode-se afirmar que estes estudantes se percebem como capazes de manter a calma em situações difíceis, gerenciar melhor o tempo e os recursos disponíveis, além de compreenderem os próprios processos de aprendizagem. Ainda assim, essas capacidades diminuem ao longo do tempo, uma vez que as motivações externas não são capazes de se manterem inalteradas por longos períodos de tempo, afetando a motivação intrínseca dos alunos. A hipótese sugerida é que as dificuldades inerentes ao ambiente acadêmico, descortinadas pela pandemia da Covid-19 podem contribuir acentuadamente para a desmotivação dos alunos. Conclui-se pela necessidade de se realizar outros estudos que possam aprofundar essas questões.porEnsino superiorEnsino remoto emergencialAutorregulação da aprendizagemMotivação para aprenderAutorregulação da aprendizagem e motivação para aprender na educação superior em tempos de pandemiaSelf-regulated learning and motivation to learn in higher education in pandemic timesDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoUniversity educationEmergency remote teachingSelf-regulated learningMotivation to learn