Amaral, Wagner Roberto doVilas Boas, Isabela de Barros2025-04-152025-04-152025-02-20https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18667A política de Educação Escolar Indígena no Brasil tem avançado significativamente nas últimas décadas, permitindo que jovens indígenas concluam o ensino médio e ingressem na educação superior. No Paraná, desde o ano de 2002, as universidades estaduais oferecem vagas suplementares para indígenas residentes no estado, resultando em 137 graduados até 2023, sendo a maioria destes egressos na área da educação. Estes profissionais têm atuado nas escolas indígenas de seus territórios em diversos cargos, incluindo o de direção. Esta presença de profissionais indígenas da educação nos cargos de gestão passa a ser pautada e legitimada pelas comunidades e tem evidenciado destaques na atuação de diretores indígenas na região norte do Paraná. Portanto, este trabalho busca apresentar os resultados da pesquisa de mestrado que tem como objeto as especificidades na atuação dos diretores indígenas nas escolas estaduais indígenas do Paraná, com objetivo de evidenciar e analisar estas especificidades. Os caminhos da pesquisa incluíram revisão bibliográfica, levantamento e análise documental e pesquisa de campo por meio da aplicação de formulário via Google Forms, junto a profissionais indígenas egressos da educação superior na área da educação, bem como realização de entrevistas junto aos sujeitos da pesquisa. As conclusões apontam a presença de profissionais indígenas na direção das escolas indígenas como um avanço significativo, apesar da instabilidade dos seus contratos temporários, fortalecendo o protagonismo destes sujeitos nas suas comunidades de pertencimento e podendo contribuir para a consolidação de uma educação escolar indígena intercultural, bilíngue, específica, diferenciada e comunitária.porEducação Escolar IndígenaProfissionais IndígenasGestores Indígenas das EscolasDiretores IndígenasJovens indígenas - BrasilEnsino médio - ParanáEnsino superior - ParanáPolitica de educação escolar indígena - BrasilA atuação de diretores indígenas nas escolas estaduais indígenas do paraná: especificidades, limites e potencialidades.The Performance of Indigenous Principals in State Indigenous Schools of Paraná: specificities, limits, and potentialities.DissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - Serviço SocialCiências Sociais Aplicadas - Serviço SocialIndigenous School EducationIndigenous ProfessionalsIndigenous School ManagersIndigenous PrincipalsIndian youth - BrazilHigh school - ParanáHigher education - ParanáIndigenous school education policy - Brazil