Barros, Marta Silene Ferreira [Orientador]Garcia, Natália Navarro2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9647Resumo: Desde os primeiros contatos com a Educação Infantil percebeu-se o despreparo com que os aspectos emocionais e afetivos são abordados pelos docentes na cotidianidade das salas de aula, reverberando uma compreensão limitada acerca da integralidade dos sujeitos, entendendo-os de maneira equivocada, exclusivamente a partir dos aspectos concernentes à racionalidade, culminando na debilidade do desenvolvimento emocional das crianças e no adoecimento docente Por esta razão, o questionamento que norteia esta discussão engendra: De que maneira o desenvolvimento da função psíquica da emoção bem como a afetividade poderá contribuir com a formação da criança desde o nascimento visando o seu desenvolvimento emocional em si e para si? Destaca-se também que o presente trabalho integra parte das demandas do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL e compreende eixo temático de discussões do grupo de pesquisa FOCO – Formação, práxis e emancipação na educação escolar: Implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e no desenvolvimento humano Ademais, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o processo de humanização, com ênfase nas funções psíquicas, a fim de contribuir com a sistematização de conhecimentos científicos a respeito do desenvolvimento emocional das crianças na Educação Infantil No mesmo seguimento, são objetivos específicos: conhecer, a partir da perspectiva Histórico-Cultural, o desenvolvimento ontológico do homem; Conceituar e problematizar a respeito das emoções e da afetividade em suas dimensões biológicas e sociais, bem como sobre o lugar que ocupam no desenvolvimento humano integral; Refletir sobre o desenvolvimento emocional e sua interferência na vida pessoal e profissional, especialmente no trabalho pedagógico dos professores da Educação Infantil; Compreender o percurso histórico da Educação Infantil e da formação docente para este nível de ensino, perpassando reflexões sobre a criança, infância e sua atividade principal e; Selecionar e analisar teses e dissertações publicadas entre 215 e 219 com vistas a observar avanços e retrocessos na discussão sobre a educação emocional dos professores, sobretudo dos atuantes na Educação Infantil Visando a reflexão proposta, recorreu-se à pesquisa bibliográfica pautada no Materialismo Histórico-Dialético e na Teoria Histórico-Cultural Como resultado dessa investigação verifica-se que os estudos relacionados à emoção e à afetividade são imprescindíveis aos professores, sobretudo aos que atuam diretamente com as crianças pequenas para que possam, por meio de sua prática pedagógica, viabilizar o desenvolvimento integral das máximas potencialidades humanas de forma intencional, pois se reconhece que as emoções e a afetividade são partes fundamentais da integralidade humanaEducação de criançasEmoçõesAfetividadeHumanizaçãoEducaçãoEarly childhood educationEmotionsAffectivityHumanizationEducation - BrazilEmoção, afetividade e desenvolvimento humano : uma articulação necessária na educação infantilDissertação