Honorato, Tony [Orientador]Cardozo, Mariana Montagnini2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13075Resumo: Compreender qual foi a perspectiva de educação do corpo da mulher em formação de professora anunciada nas práticas educativas do Instituto Estadual de Educação de Londrina – IEEL, na década de 197, foi o que motivou esta pesquisa Como embasamento teórico para pensar a categoria historiográfica educação do corpo, debruçou-se nos estudos de Norbert Elias (1993; 211) Pensando com Norbert Elias, a categoria historiográfica educação do corpo pôde ser entendida como um processo educativo no qual os indivíduos, no decorrer da sua vida, vão internalizando e naturalizando comportamentos, condutas, e construindo uma personalidade e consciência de si que são específicas à estrutura social e às redes de relações das quais fazem parte Analisando as práticas educativas do corpo que permearam a formação de professoras no Brasil, a partir de uma perspectiva processual, foi possível apreender as diferentes práticas educativas que integraram esse processo formativo A análise permitiu ainda a distinção dessas práticas a partir de diferentes parâmetros formativos: a) as práticas de controle, inspeção e vigilância; b) os conteúdos, as disciplinas e os saberes formativos; c) as atividades e práticas educativas complementares Considerando os parâmetros formativos apreendidos e as fontes históricas disponíveis para a pesquisa (atas de reuniões, relatórios, programas de disciplinas e propostas pedagógicas) foi possível aproximar-se de uma perspectiva específica de educação do corpo das mulheres em formação de professoras que permeou a dinâmica educativa do Instituto Estadual de Educação de Londrina, na década de 197 A delimitação temporal foi definida por se tratar de um período de transição na história brasileira, abrangendo desde alterações na organização política do país até mudanças legais no curso de formação de professores Percebeu-se que, a partir das diferentes funções delegadas às mulheres naquele momento e da necessidade de as mesmas sincronizá-las nas distintas configurações que integravam, foram sendo definidos e divulgados comportamentos e condutas correspondentes – constituídos ao longo do tempo histórico – para atender a essas demandas sociais Desse modo, essas práticas educativas imprimiam na mulher em formação de professora um conjunto de princípios, valores e comportamentos que eram socialmente reforçados – dentro e fora da escola – e que as educavam em uma direção muito específica Assim, formou-se uma mulher professora que deveria apresentar comportamentos polidos, ser responsável e organizada, vestir-se com pudor, ser asseada, simples, porém saber expressar-se e comunicar-se sem exageros, ter autocontrole do seu próprio corpo e das suas emoções e pulsões, dominar com perfeição os conteúdos que envolviam a prática como professora, ser eficiente, passiva e dócil e, ainda, não esquecer de suas funções como mulher em uma sociedade na qual a configuração familiar e o lar ainda eram responsabilidades fortemente atribuídas a elaEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasEducação do corpoProfessoresFormaçãoEducation - BrazilBody educationHistoryEducation - BrazilWomen - Teacher trainingA educação do corpo da mulher em formação de professora em Londrina : IEEL (década 1970)Dissertação