Borim-de-Souza, Rafael [Orientador]Santos, João Gabriel Dias dos2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13436Resumo: A fotografia apresenta um papel crucial na sociedade contemporânea Como forma de registro, ela testemunha e atesta uma série de acontecimentos históricos Nesta perspectiva, as organizações como organismos multifacetados e complexos, passaram a aderir ao uso de registros fotográficos em documentos, relatórios e mídias sociais Com isto, há uma necessidade de se entender essa nova configuração das organizações O desenvolvimento do sistema capitalista e a busca incessante por recursos, colocou em xeque o papel das organizações no desencadeamento de uma crise ambiental As organizações passaram a adotar a sustentabilidade em seus discursos, práticas e até mesmo com a publicação de fotografias Contudo, muitas das práticas se mantêm somente no discurso e acabam por ocasionar grandes desastres A partir deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral desvelar, a partir de registros fotográficos do crime ambiental de Mariana, as narrativas relacionadas a interesses, ações e práticas (in)sustentáveis adotadas pela Samarco Mineração SA Para tanto, a lente sociológica de Pierre Bourdieu foi escolhida como arcabouço teórico e neste sentido as fotografias foram interpretadas como manifestações narrativas Entendeu-se também que as fotografias apresentam elementos objetivos que denunciam elementos subjetivos e até mesmo simbólicos Para que este objetivo fosse alcançado esta pesquisa foi classificada como qualitativa e descritiva Como critério de seleção da unidade de análise, optou-se pela Samarco Mineração SA devido à repercussão do que foi considerado como o maior crime ambiental do Brasil, ocorrido em Mariana/MG no ano de 215 Os dados foram alcançados a partir de uma pesquisa documental, incluindo registros fotográficos do crime ambiental extraídos do site corporativo, Facebook, relatório de sustentabilidade e book de um ano de rompimento da empresa selecionada Ao todo foram dezesseis fotografias Os registros fotográficos foram analisados a partir de uma metodologia que envolveu contribuições sobre análise de narrativas, análise de fotografias e interpretações inspiradas à luz da sociologia bourdieusiana Na análise dos dados foi possível perceber que a Samarco optou pela publicação de fotografias pelo interesse de exposição de ações tomadas para lidar com os desdobramentos pós-crime A empresa também aderiu a exclusão e/ou acobertamento de fotografias que pudesse comprometer sua nova postura pós-crime A prática se revelou pela reconquista da confiança com os envolvidos diretamente e indiretamente com o acontecido e também pelo resgaste da sustentabilidade Ademais, questionou-se se uma organização que se diz sustentável teria esse tipo de comportamento Mesmo diante deste cenário, as fotografias testemunharam evidências e rastros de (in)sustentabilidade A sustentabilidade foi compreendida como alegoria, isto é, as fotografias promoveram uma extrapolação de seu sentidoAdministraçãoSustentabilidadeCrime contra o meio ambienteFotografiaManagementSustainabilityOffenses against the environmentPhotographyInteresses, ações e práticas (in)sustentáveis da Samarco Mineração S.A. em registros fotográficos do crime ambiental de Mariana : uma construção analítica a partir da sociologia bourdieusianaDissertação