Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]Bezerra, Ana Cláudia Dévara2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15798Resumo: A mídia impressa, seja ela reportagem, editorial, carta do leitor, artigo de opinião ou propaganda, faz uso de determinados recursos para promover a interação com o interlocutor O Brasil, ao realizar e organizar a Copa do Mundo, em 214, foi palco da publicação, nos mais diversos veículos midiáticos, de uma profusão de textos referentes ao evento Em nossa Dissertação , tendo como base o evento Copa do Mundo de 214, selecionamos dois gêneros discursivos, considerados altamente argumentativos: o artigo de opinião e a propaganda, ambos relativos à Copa e repletos de recursos persuasivos que enriqueceram a mensagem neles contida, os quais analisaremos com base nas teorias fornecidas pela Semântica Argumentativa e pela Linguística Textual Os principais mecanismos analisados são: a) adjetivação; b) processos intensificadores; c) operadores argumentativos; d) dêiticos; e) intencionalidade; f) situacionalidade Os textos selecionados para análise dão provas de como um único acontecimento pode gerar opiniões distintas, sentimentos controversos, dúvidas e consequências que ficarão marcadas por muito tempo na mente dos brasileiros, demonstrando o quanto a argumentação e seus recursos são fundamentais, inclusive quando se refere à identificação dos aspectos relacionados à ideologia Quanto ao teor dos textos, no artigo de opinião, encontramos um humor sarcástico do enunciador, que faz denúncias quanto à organização, à realização e ao “patriotismo” dos torcedores, além de muitas outras críticas contidas nas entrelinhas Nas propagandas, há a convocação do público para torcer e vibrar junto com o Banco Itaú e, também, em comprometer-se em estar com a seleção até mesmo depois da derrota e eliminação histórica da seleção brasileiraLinguísticaSemântica argumentativaCopa do mundo (Futebol)Mídia impressaLinguisticsWorld cup (Soccer)Argumentação na mídia impressa : a copa do mundo de 2014Dissertação