Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes [Orientador]Moraes, Aluana2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15787Resumo: A pesquisa em enfermagem viabiliza a organização e construção de ideias, para enfrentar problemas, por meio da fundamentação científica e a graduação tem papel fundamental no desenvolvimento de enfermeiros críticos e reflexivos Este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento da investigação científica na formação do enfermeiro em um currículo integrado de Enfermagem, na perspectiva de docentes A coleta de dados constou da análise documental dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares do curso, de entrevista individual com os docentes coordenadores dos módulos de Práticas de interação ensino, serviços e comunidade I e II; e Trabalho de Conclusão de curso I e II, e das entrevistas em grupos, denominadas rodas de conversas, com docentes da área profissionalizante, no período de outubro de 215 a fevereiro de 216 Foi realizada análise de conteúdo dos dados, subsidiada pelo referencial teórico de Pedro Demo, organizado em três manuscritos O primeiro manuscrito, denominado: O planejamento da investigação científica em um curso de enfermagem: uma análise documental, evidenciou que grande parte dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos interdisciplinares apresenta o tema transversal de forma implícita e na forma explicita, por meio de quatro módulos específicos O segundo manuscrito intitulado A formação do enfermeiro em pesquisa: percepções docentes; enfocou que a competência científica na formação do estudante de enfermagem ocorre por meio de atividades decorrentes da matriz curricular como também pelas atividades extracurriculares O terceiro manuscrito com o título: Fortalezas e limites na formação do enfermeiro em pesquisa: o papel da graduação, compreendeu que as fortalezas da formação em pesquisa são a própria estrutura curricular; a inserção dos acadêmicos nos diferentes ambientes extracurriculares, como grupos de pesquisa e na iniciação científica; em contrapartida, é desfavorecida pela sobrecarga de trabalho dos professores; pela discordância entre estudante e professor sobre a temática da pesquisa e ainda a fragilidade por parte do professor na utilização da pesquisa como tema transversal na graduação Na formação pretendida o docente tem papel fundamental como mediador entre o estudante e o processo de aprendizagem da investigação científica, a fim de formar enfermeiros habilitados em utilizar a pesquisa no seu cotidiano profissionalEnfermagemEstudo e ensinoEnfermagemPesquisaEnfermeirosNursingNursingNurses educationResearchStudy and teachingA investigação científica na formação do enfermeiro : perspectivas docentesDissertação