Gawryszewski, Alberto [Orientador]Zammataro, Ana Flávia Dias2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12264Resumo: Em um processo de reformulação editorial, o Amigo da Onça integra-se a um conjunto de narrativas visuais que deu à revista O Cruzeiro a sua particularidade enquanto fonte de informação As etapas que envolveram esse processo se basearam no uso cada vez maior e imprescindível das imagens no interior do semanário, como forma de atrair a atenção dos leitores e inovar o conteúdo de suas reportagens O Amigo da Onça é parte deste processo no qual as imagens se vinculavam ao cotidiano das pessoas A partir da exposição de uma metodologia, analisamos cerca de 5 imagens, dentro do recorte temporal (1956-1961), que são sintomáticas do imaginário do período, sobretudo o de modernização, cultura de consumo e o progresso, estes, muito difundidos e almejados no governo de Juscelino Kubitschek Nota-se a inserção do cartum Amigo da Onça de Péricles Maranhão em seu tempo e espaço, sendo, portanto, o simbólico do imaginário do períodoHistória socialImaginário culturalPersonagem de desenhos humorísticosCartumCaricaturaSocial historyCaricatures and cartoonsImaginaryO imaginário em traços : modernização e cultura de consumo no cartum amigo da onça (1956 à 1961)Dissertação