Lanza, Fábio [Orientador]Bustos, Vinícius dos Santos Moreno2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11449Resumo: Esta pesquisa buscou compreender a formação acadêmica dos egressos das Universidades Públicas de Ensino Superior paranaenses habilitados a ministrar o componenete curricular de Ensino Religioso, se estas são ou não suficientes para o exercicio da profissão Utilizamos fontes de pesquisas por nós realizadas nos períodos de 214 a 219, sob os eixos da laicidade, proselitismo, associados com a diversidade religiosa e a educação Quanto às metodologias utilizadas para a pesquisa, é importante salientarmos que empregramos a triangulação de dados, onde utiliza-se de várias abordagens metodológicas, sendo estas quantitativas e qualitativas, para a obtenção e análise dos dados totais Com isso, nossas investigações apontam através dos dados coletados, que metade dos docentes pesquisados que lecionam componente de Ensino Religios afirmam que suas Instituições de Ensino Superior não lhes forneceu formação suficiente para o exercício do componente A pesquisa aponta que a área de Ensino Religoso paranaense se encontra no que chamamos de crise de profissionalismo, onde existe uma limitação no que tange aos conteúdos específicos que as universidades públicas ofertam para a formação docente, falta de conhecimento mútuo dos docentes e alunos da rede estadual de Ensino, sobre a ética e os meios regulatórios, o que propicia e catalisa atos de violência e intolerância religiosa no ambiente escolar por meio de ações proselitistas ou silenciamentosReligião e sociologiaEnsino religiosoFormação de professoresEnsino religiosoProselitismoReligion and sociologyTeacher trainingReligious educationProselytizingReligious educationUma análise sociológica sobre a formação de professores para a área de ensino religioso Paraná (2018-2020)Dissertação