Miranda, Marília Faria de [Orientador]Oliveira, Silvana Barbosa de2024-05-012024-05-012006.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10816Resumo: Compreender a história do supervisor de ensino e as mudanças de suas ações no interior da escola é a minha preocupação Analisar, portanto, a mudança com base na Lei Complementar 13/24 e como ela se estabelece implica extrapolar os aspectos legais e avançar em direção à própria prática do supervisor na organização do trabalho pedagógico visando o fim da fragmentação do trabalho entre supervisores e orientadores educacionais Assim, o problema coloca-se na seguinte perspectiva: Houve mudança na atuação do supervisor de ensino, com a imposição da Lei Complementar 13/24, que o transformou em professor pedagogo no estado do Paraná? Ao proceder a tal investigação, assumi uma postura reflexiva sobre minha própria prática, trazendo elementos reais e concretos para dar sentido à teoria explicitada Outra preocupação é caracterizar a identidade do supervisor de ensino, especialista em educação, transformado em professor pedagogo, na atual gestão do governo do estado do Paraná Estruturalmente, o presente trabalho está dividido em três capítulos No primeiro, faço uma explanação histórica para contextualizar o curso de Pedagogia no Brasil e o supervisor de ensino em cada época No segundo, faço uma análise da nova configuração desse especialista no estado do Paraná Analiso o novo pedagogo e a questão da docência como base para sua formação Analiso as influências das orientações do Banco Mundial nas políticas educacionais, as quais refletem uma política neoliberal, estabelecida pela reorganização do capitalismo na atual fase do processo de globalização Estudo a possibilidade de ser o Projeto Político Pedagógico um instrumento-base para a ação do novo pedagogo No terceiro, analiso os dados coletados na pesquisa de campo, a partir do entendimento dos próprios supervisores de ensino sobre a questão da mudança Com este planejamento, o objetivo geral do trabalho é investigar, através do processo histórico, as implicações teóricas e políticas que refletem na prática do supervisor de ensino O objetivo do trabalho permitiu uma opção metodológica que privilegiou aspectos quantitativos e qualitativos na análise do supervisor de ensino A população-alvo constitui-se dos pedagogos da rede pública estadual, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) Londrina O instrumento de pesquisa utilizado para a coleta de dados constou de um questionário, abordando dados pessoais, formação acadêmica e profissional e, ainda, a percepção dos supervisores de ensino sobre o atual quadro de mudanças A análise documental e a revisão de literatura completam o entendimento aqui buscado A pesquisa de campo aponta para o perfil do pedagogo do NRE Londrina, além das concepções de mudanças ocorridas no interior da escola, como amostra do que ocorre no estado do ParanáEducaçãoSupervisão de ensinoEducaçãoSchool supervisionSchool supervisorsPedagogyO supervisor que virou pedagogo : uma análise da significação do supervisor de ensino no estado do ParanáDissertação