Muraro, Darcísio Natal [Orientador]Silva, Sara2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15363Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar a seguinte problemática: qual é a concepção de pensar certo na obra de Paulo Freire e quais relações o autor estabelece com a educação? Ela se justifica pela necessidade de discutir as sérias dificuldades que a educação brasileira vem apresentando em cultivar o desenvolvimento do pensar certo: o pensar reflexivo, crítico, criativo, ético e autônomo numa prática dialógico-democrática A metodologia adotada neste estudo possui caráter bibliográfico que implica em leituras das obras do autor focada na apreensão dos seguintes conceitos: pensar, consciência, homem, mundo e existência, diálogo, curiosidade e as relações destes com a educação Estes conceitos levam à discussão sobre a epistemologia libertadora freiriana articulada com a antropologia, a ética e a política A investigação destes aspectos permite compreender o ser humano como ser relacionado social, histórica e culturalmente Estas relações possibilitam o pensar e o desenvolvimento da consciência intencionada que consegue se reconhecer no mundo e com o mundo e projetar a transformação deste mundo O pensar propicia a percepção do inacabamento e a permanente busca por ser mais, percurso em que trava interações com os outros e com o mundo da cultura A capacidade que a consciência possui para se transitivar permite a superação da intransitividade à transitividade ingênua ou crítica Na transitividade ingênua o pensar alienado leva à desumanização Na transitividade crítica o pensar certo e o agir certo levam à humanização O desenvolvimento da curiosidade epistemológica, condição para o pensar certo, possibilita a pergunta e problematização do mundo, a apreensão e produção reflexiva e crítica de conhecimento verdadeiro, gerado no e pelo diálogo e que pode transformar a realidade A educação humanizadora e libertadora se pauta por valores éticos e democráticos A democracia freiriana não é mero método político, manipulado pela elite, nesse caso, uma antidemocracia, propícia à educação “bancária” e à manutenção do status quo que favorece a continuidade da inexperiência democrática A democracia é construção histórico-social de humanização, um modo de vida reflexivo e comunicativo A educação progressista investe suas forças e esforços na conscientização humanizadora: linguística-política, crítica, criativa e esperançosa Com o pensar certo essa consciência emerge, pelo refletir sobre o que, o como e as consequências das próprias ações no mundo O educador progressista deve assumir uma posição política, colocar a si e o grupo de alunos na posição de ensinar e aprender para que juntos desenvolvam o pensar certo, cresçam como sujeitos que transformam e se libertam de um mundo opressorPensamentoPensamento críticoDemocraciaConhecimentoEducaçãoCritical thinkingO pensar certo e a educação na obra de Paulo FreireDissertação