Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Mantovani, Dante Henrique2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8336Resumo: Neste trabalho pretende-se demonstrar como a obra “Ensaios” de Michel de Montaigne (1533-1592) é constituída e como contribui para o estudo de campos distintos do conhecimento, a saber: ética, política, direito, filosofia, pedagogia, medicina, psicologia e estilística, por meio do estudo do Processo de Construção Textual do autor Identificou-se nos “Ensaios” o processo denominado Transmutação de Saberes, assim como os pressupostos formais e lingüísticos do gênero ensaio, cujas configurações foram expostas pelo instrumento teórico da Análise Conversacional Foram identificados procedimentos que assinalam o estilo sui generis da escrita de Montaigne, por intermédio das seguintes teorias enunciativas: Lingüística Textual, Interacionismo Sócio-Discursivo, Análise do Discurso e Análise Conversacional, ambas empregadas para análise de fragmentos de alguns dos “Ensaios” Nessa perspectiva, o presente trabalho possibilitou identificar aspectos do Processo de Construção Textual de Michel de Montaigne e sugeriu direções para a seqüência desse estudo, pois foram analisados apenas alguns fragmentos dos Ensaios, de modo que o corpus inexplorado é ainda muito grande e pode engendrar outros trabalhosAnálise do discursoInteracionismo sociodiscursivoGêneros textuaisDiscourse analysisSocio-discursive interactionismAnálise dos processos de construção textual nos ensaios de Michel de MontaigneDissertação