Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]Carrara, Rallik Pires2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15506Resumo: Este trabalho se propõe a investigar as representações de Bom Professor de História na fala de alunos das séries finais do ensino Fundamental e ensino Médio, buscando observar o que consideram relevante ao profissional desta disciplina, enquanto prática em sala de aula, e relação professor-aluno A princípio recorre a autores do campo da Educação e do Ensino de História para refletir o papel do professor de História, e o que dizem sobre o fazer deste Lembrando que entre o “ser” e o “fazer” docente existem vivências, motivações e questionamentos que contribuem para a formação da sua identidade como educador, que delimita olhares, sentidos, saberes e práticas Em seguida, recorre à análise dos Questionários Prévios aplicados entre alunos de 6°, 9° e 3° ano para investigar nas narrativas de alunos como compreendem o uso da História, a disciplina de História e o professor de História Por fim, retoma no Grupo Focal questões referentes ao professor de História, buscando as representações dos alunos sobre o Bom Professor de HistóriaHistóriaEstudo e ensinoProfessores de históriaHistory teachersAs representações de alunos do ensino fundamental e médio sobre o "bom professor" de história : Londrina (2014-2015)Dissertação