Paula, Zueleide Casagrande de [Orientador]Silva, Priscilla Perrud2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15825Resumo: A interpretação do movimento de criação de uma imagem de si enquanto um ordinário homem noturno pelo artista visual Paulo Menten (1927-211) se constitui como nosso principal objetivo neste escrito, no qual procuramos problematizar a busca pelo lugar social do artista empreendida por um homem a princípio ordinário, um homem comum Em conformidade com esta premissa, apontamos a possibilidade de mapeamento das estratégias e táticas utilizadas por Paulo Menten para alcançar tal lugar social, de acordo com Michel de Certeau, mediante a conjuntura do campo artístico dos anos 196 em São Paulo, sob a visão de Pierre Bourdieu Nessadiscussão, traçamos atrajetória do acervo do atelier do artista e observamos que este não foi o único instrumento de composição do discurso sobre si mesmo utilizado por Paulo Menten, a fim de consolidar seu lugar como um artista Pois, as chamadas fontes ordinárias que constituem estas provas de mim, dentre elas suas autobiografias, diários pessoais e correspondências, também carregam este interesse por meio da escrita de si, conforme Philippe Lejeune, nos sinalizando a busca de um homem ordinário em tornar-se um homem noturno, sob as proposições conceituais de Gaston Bachelard, que resultou em sua maior criação: a imagem de siHistória socialArtistasBrasilSocial historyArtistsBrazilA criação de um ordinário homem noturno : a busca de Paulo Menten pelo lugar social do artista em São Paulo nos anos 1960Dissertação