Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]Tanzawa, Elaine Cristina Liviero2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11949Resumo: A leitura e o estudo de textos científicos (resumos, artigos, dissertações/teses e demais produções da comunidade científica em qualquer campo disciplinar) são ações que exigem o domínio de um conjunto de habilidades que devem ser ensinadas Este trabalho foi proposto na perspectiva de que: a) a leitura é um ato individual de uma prática social que estabelece os tipos de experiência do leitor com suportes escritos; b) os textos científicos são artefatos culturais, comumente indicados para leitura em cursos de Ensino Superior; c) o aluno universitário não dispõe das habilidades necessárias para interagir com esses textos O trabalho desenvolvido buscou identificar e comparar as respostas de alunos recém-ingressos e formandos dos cursos de Biblioteconomia e Pedagogia de uma universidade pública quanto: a) a seu autoconceito como leitores, de textos em geral e de acadêmicos; b) às estratégias que utilizam para estudar a partir de textos; c) às fontes de controle mais comuns para realizarem essas leituras; d) aos níveis de compreensão que apresentam ao ler um texto; e) a sua opinião acerca dos modos como seus professores prescrevem e trabalham os textos em sala de aula, bem como avaliam as relações entre esses resultados Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: uma escala de estratégias de leitura, um questionário e um texto apresentado sob a modalidade cloze A aplicação dos instrumentos foi coletiva e realizada em uma única sessão, por ano letivo e curso em que os participantes estavam matriculados Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente Os instrumentos utilizados demonstraram ser adequados para os objetivos formulados para o trabalho Entre os principais resultados destaca-se o da comparação do desempenho da compreensão em leitura intergrupos (Biblioteconomia X Pedagogia): os participantes formandos apresentaram desempenho significativamente superior aos que estavam iniciando o curso; os do curso de Biblioteconomia demonstraram um desempenho superior aos do curso de Pedagogia De modo geral, os participantes demonstraram se auto-avaliarem melhores leitores do que demonstraram no teste de compreensão aplicado Os resultados indicam que o grau de complexidade dos textos prescritos para estudo é sistematicamente percebido como distante dos modos como os assuntos são trabalhados em sala de aula, apesar de os considerarem necessários para a prática profissional Resultados estes que parecem justificar a avaliação dos textos por vezes como difíceis Constatou-se que todos os participantes reconhecem que utilizam as estratégias de leitura propostas pela escala utilizada Sugere-se a incorporação de disciplinas especificas ou atividades de longa duração nos currículos dos cursos de graduação, de modo que as habilidades necessárias à leitura de textos acadêmicos possam ser ensinadas Pondera-se a importância dos cuidados necessários a serem tomados por parte dos professores para a seleção da bibliografia que prescrevem a seus alunos, no sentido de estarem atentos quanto a reduzir a distância entre o grau de complexidade dos discursos realizados em sala de aula e a dos textos que prescrevem para estudo As limitações do trabalho e sugestões para a proposição de outros trabalhos são apresentadas, após a discussão dos resultados, à luz da literatura pertinenteLeituraEstudo e ensinoCompreensão na leituraEnsino superiorEnsino individualizadoStudy and teachingHigher educationUnderstanding in the readingReadingLeitura e compreensão de textos acadêmicos : um estudo junto a alunos de dois cursos de graduaçãoDissertação