Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]Hila, Cláudia Valéria Doná2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13154Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar o papel de duas ferramentas principais para o movimento de internalização e de letramento, em torno do escopo teórico referente aos gêneros textuais, necessário para o estágio de docência em língua materna, de um curso de Letras: curso de formação (CF) para professores das séries iniciais e sequência didática (SD) para alunos da 3ª e 4ª séries, ambos ministrados por estagiárias Visamos observar esse movimento em três etapas principais: a fase preparatória à regência, a fase especificamente da regência e a fase após a regênciaO quadro teórico-metodológico escolhido é o do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), principalmente em sua vertente mais didática (BRONCKART, 23, 25; DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 2, 21, 24, 25) destacando-se, também, o Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, 198, 1993, 23) Além disso, recorremos a outras duas linhas teóricas complementares a fim de compreendermos melhor como se dá o movimento de internalização: a Teoria Histórico-Cultural (THC) (VYGOTSKY, 1982, 1988, 2, 21, 25) e a Teoria da Atividade (TA) (LEONTIEV, 1998, 21, 24) A abordagem metodológica baseia-se no paradigma qualitativo de pesquisa e insere-se na perspectiva crítica de investigação, caracterizando-se como uma pesquisa colaborativa parcialmente interventiva na disciplina de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, no ano de 28 O contexto prático da pesquisa realizou-se em uma escola privada do noroeste do Paraná, envolvendo de forma mais específica uma terceira e quarta séries do Fundamental I O corpus da análise constitui-se pela gravação em áudio das sessões do curso de formação e das aulas da sequência didática desenvolvidas pelas estagiárias no ano de 28, de forma colaborativa com a pesquisadora e, também, dos encontros de orientação com a pesquisadora, além dos diários de bordo e outros instrumentos de natureza qualitativa Os sujeitos principais da investigação são três estagiárias que no ano de 28 cursavam o penúltimo ano do curso de Letras da Habilitação Português/InglêsA análise dos dados baseia-se em categorias do ISD, do IS e da TA Os resultados evidenciaram que o movimento de internalização acerca do escopo teórico solicitado para a regência, a saber os gêneros textuais e sua transposição para a sala de aula, ocorreu por meio da ação da pesquisadora por meio de inúmeras ferramentas presentes durante todas as fases da regência Em particular, as ferramentas CF e SD conseguiram promover grande parte dos objetivos pretendidos pela pesquisadora em torno do movimento de internalização das estagiárias investigadas, bem como auxiliaram seu processo de letramento para o local de trabalho, na medida em que funcionaram como mega-ferramentas para as suas ações docentes Porém, o movimento de internalização completou-se com auxílio de outras ferramentas, para além daquelas postuladas por Vygotsky (1988, 25), que se mostraram de natureza heterogênea, mobilizando para sua compreensão diferentes aportes teóricosGêneros textuaisInteracionismo sociodiscursivoLíngua portuguesaFormação de professoresProfessoresTextual genresSocio-discursive interactionismPortuguese languageTeachers trainingPractice teachingSupervised internshipsLeiteracyDidacFerramentas curso de formação e sequência didática : contribuições para o processo de internalização no estágio de docência de língua portuguesaTese