Gorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador]Costa, Débora Pereira da2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10564Resumo: Este estudo teve como objetivo a reflexão do processo de inclusão de adolescentes em conflito com a lei na escola pública em Londrina-PR no estado do Paraná e, se justifica pela importância da escolarização no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas Consistiu em uma pesquisa bibliográfica e uma análise dos documentos do banco de dados do CENSE Londrina I, por meio dos relatórios estatísticos e prontuários de 12 adolescentes, além de entrevistas com dois profissionais da rede de serviços e proteção de Londrina: a Coordenadora Pedagógica do CENSE Londrina I e o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Londrina O materialismo histórico-dialético foi a base teórica que sustentou a realização da presente pesquisa, permitindo conceber o adolescente como sujeito histórico e social submetido a contradições em sua trajetória de vida, que contribuíram para a prática de atos infracionais, evasão escolar, entre outras situaçõesO trabalho permitiu constatar a violação do direito à educação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e a dificuldade na inserção, permanência e sucesso do adolescente na escola Acentua-se a necessidade de que a escolarização se configure como um dos pilares do processo socioeducativo e que a construção de uma proposta de inclusão do adolescente seja elaborada de maneira articulada por toda rede de serviços e proteção, que também inclui a escolaEducação do adolescenteDelinquentes juvenisEducaçãoLondrina (PR)Direito à educaçãoRight to educationA inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola públicaDissertação