Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]Sabino, Gabriela2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15620Resumo: O câncer está classificado como infantojuvenil quando ocorre em crianças ou adolescentes entre e 19 anos, sendo a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil Receber o diagnóstico de câncer pode impactar tanto a vida do paciente quanto a de seus familiares e amigos, estendendo-se para outros contextos, como a escola ou o trabalho A Psico-oncologia é uma área que estuda estes aspectos, desenvolve e aplica intervenções no contexto oncológico O presente trabalho teve como objetivo levantar na literatura aspectos emocionais de pacientes oncológicos e cuidadores no contexto de tratamento Buscou-se identificar estratégias utilizadas por profissionais para promover o enfrentamento da doença e a adesão ao tratamento Procurou-se levantar variáveis envolvidas com o contexto de mães de crianças com câncer e adaptar um recurso psicoeducativo ao contexto de tratamento Foram desenvolvidos três estudos: 1) Revisão sistemática sobre o tema “Psico-oncologia infantil”; 2) Análise de variáveis envolvidas no contexto de mães de crianças em tratamento oncológico, por meio do levantamento de categorias e seleção de temas relevantes para a intervenção em Psico-oncologia; 3) Adaptação do livro “Estou doente, e agora?” para o contexto de atendimento oncológico Para a coleta de dados do Estudo 2, foi elaborado um roteiro semi-estruturado de entrevista aplicado à quatro mães de crianças entre 7 e 9 anos de idade, em tratamento oncológico Os dados coletados nesta entrevista foram categorizados e analisados qualitativamente, por meio da The Grounded Theory Foram levantadas 9 categorias que subsidiaram a identificação de temas relevantes a serem abordados e que auxiliaram na adaptação do livro ao contexto de tratamento No Estudo 3, foram produzidos seis fascículos, elaborados para os distintos momentos do tratamento oncológico, com o intuito de facilitar sua utilização, contribuir para a compreensão do tratamento e favorecer a adesão de crianças O Departamento de Design Gráfico da universidade auxiliou com a reformulação deste material, validados socialmente por meio de Inventário de Satisfação Materiais e recursos de intervenção são uma alternativa em contextos de saúde que permitem maior alcance da população sem a necessidade de agendamento com um profissional No entanto, sua produção é escassa Sugere-se a aplicação da coleção em uma variedade maior de contextos, assim como o desenvolvimento de novos recursos psicoeducativos em pesquisas futurasPsico-oncologia infantilAnálise do comportamentoEnvolvimento parentalOncologiaTratamentoChild Psycho-OncologyBehavior analysisParental involvementOncology - TreatmentPsico-oncologia infantil : revisão sistemática, categorização comportamental e elaboração de material psicoeducativo para adesão ao tratamentoDissertação