Silva, Newton da [Orientador]Nunes, Willian Ricardo Bispo Murbak2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15489Resumo: Pessoas portadoras de deficiência de locomoção permanente ou temporária correspondem a uma quantia significativa da população Tal contingente populacional ausenta-se de conforto e independência de locomoção em virtude de suas limitações físicas Equipamentos como cadeiras de rodas motorizadas minimizam tais efeitos e possibilitam a acessibilidade de portadoras de deficiência na sociedade Cadeiras de rodas motorizadas utilizam-se basicamente de motores CC, em virtude de sua simplicidade de controle No entanto, avanços significativos na eletrônica de potência permitem o acionamento de alto desempenho e de baixo custo de motores de indução, os quais são mais robustos, de menor manutenção, além de consumirem menos energia na aceleração e frenagem quando comparados a motores CC Este trabalho aplica o estudo matemático de estratégias de controle com a técnica de acionamento vetorial para motores de indução aplicável à cadeira de rodas motorizadas Para isso, implementa-se o modelo cinemático direto e inverso da cadeira de rodas com a técnica de controle por campo orientado indireto (IFOC) para motores de indução trifásicos de alto rendimento, utilizando o MATLAB/Simulink e o processador TMS32F28335 para o controle do inversor trifásico do sistemaMotores elétricos de induçãoCadeiras de rodasSistemas eletrônicosEngenharia elétricaElectric motors, InductionWheelchairsElectronic systemsElectric engineeringDesenvolvimento de sistemas com motores trifásicos de indução de alto rendimento, IFOC e comando por joystick para cadeira de rodasDissertação