Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Perucci, Lucas Roberto2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12054Resumo: Os conteúdos de Biologia Celular têm por natureza um conjunto de representações microscópicas e submicroscópicas, sendo que sua compreensão é essencial para a aprendizagem Para uma apropriação de conceitos mais efetiva, a abordagem da multimodalidade versa que devemos variar e interpretar as distintas formas de exposição, com um enfoque em promover desafios representacionais que estimulem a expressão de representações próprias dos estudantes Com o intuito de investigar a alternância de múltiplas representações próprias e canônicas em uma turma de Ensino Médio Técnico, foram elaboradas unidades didáticas que propiciassem a intensa produção dessas representações, que perpassam a filmagem e narração de experimentos, a construção de analogias visuais e desenhos dos fenômenos moleculares Referenciais da semiótica foram utilizados para analisar o conjunto de significados, e assim, desvelar os conceitos que foram compartilhados pelo docente e aprendizes Como resultados tem-se que um ambiente de maior liberdade para a produção de registros beneficia a obtenção de expressões mais idiossincráticas e revela ao docente informações importantes sobre a apropriação de conceitosCitologiaEstudo e ensinoAprendizagemMultimodalidadeStudy and teachingLearningMultimodalityCytologyProdução de múltiplas representações semióticas para apropriação de conteúdos de biologia celular no ensino médioTese