Cirilo, Eliandro Rodrigues [Orientador]Schürmann, Henrique Augusto2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9227Resumo: Neste trabalho, apresentamos o problema contextualizado como alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como algumas atividades relacionadas ao conceito de matrizes Realizamos, inicialmente, algumas considerações sobre a Criptografia, que é o contexto gerador das atividades contextualizadas Em seguida, procuramos discutir a importância do ensino de matrizes no Ensino Médio segundo documentos oficiais – os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná Por fim, a partir da releitura do drama shakespeariano – Romeu e Julieta, desenvolvemos o estudo de matrizes e suas operações, apresentando cinco problemas contextualizados com a CriptografiaMatemáticaEstudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Matrizes (Matemática)ConceitosStudy and teachingConceptsMatrices (Mathematics)MathematicsCriptografia matricial aplicada ao ensino médioDissertação