Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Correia, Larissa Costa2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11174Resumo: A criança na sociedade contemporânea tem sido vista, em decorrência de discussões ocorridas nas últimas décadas, contando com respaldo legal, como ser ativo e pensante, sendo compreendida como sujeito de identidade, valores e necessidades específicas Esse novo olhar exigiu repensar trabalho pedagógico, em especial o processo avaliativo desencadeado na educação infantil, a ser balizado por preocupação formativa e envolvimento das crianças na autoavaliação de seus percursos de aprendizagem Para tanto, o portfólio pode configurar-se favorável e pertinente, ao propiciar uma perspectiva longitudinal do desenvolvimento infantil, ao lhe conferir visibilidade Então, o problema se impôs: qual o valor informacional do portfólio, empreendido na avaliação da aprendizagem, para os seus autores, crianças que integram uma turma de educação infantil? Como objetivo geral, em consequência, estabeleceu-se: mapear e compreender os limites e possibilidades do portfólio possibilitar a autoavaliação da aprendizagem, por crianças que integram turma de educação infantil A pesquisa, de abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso, teve como participantes as 2 crianças que compõem uma turma de educação infantil de uma escola pública, localizada em região periférica da cidade de Londrina A coleta de dados deu-se por documentos produzidos pelas crianças, entrevistas e observação, apreciados pela análise de conteúdo temática, com a finalidade de estabelecer reincidências e divergências entre as informações coletadas para a composição de categorias temáticas no entrelaçar do referencial teórico O portfólio, ao propiciar que as crianças acompanhassem seus processos de aprendizagens, configurou-se como um instrumento autoavaliativo, por permitir que os participantes identificassem a presença de dificuldades, superações e aprendizagens no decorrer de sua construção e análise Por favorecer reflexão entre os envolvidos em sua construção, esse instrumento desvelou, também, limitações e possibilidades no decorrer de um processo de ensino e aprendizagemPortfólios em educaçãoAprendizagemAutoavaliaçãoEducação de criançasPortfolios in educationEarly childhood educationO portfólio na autoavaliação da aprendizagem : em foco, a educação infantilDissertação