El Kadri, Michele Salles [Orientador]Piacentini, Ana Carolina Guerreiro2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9099Resumo: Os projetos sociais surgem como uma tentativa de minimizar as diferenças entre o setor público e privado, oferecendo atividades complementares multidisciplinares para a formação de seus participantes, entre elas, aulas de inglês A partir da experiência da pesquisadora como professora de inglês voluntária em projetos sociais, foi identificada a falta de preparo dos professores para atuar neste contexto, bem como a ausência de pesquisas que se referem à formação de professores de inglês em contextos de vulnerabilidade social A fim de suprir tais lacunas, foi criado um Experimento Didático Formativo (SFORNI, 215) para professores de língua inglesa atuantes em projetos sociais Por meio deste produto elaborado, que busca responder à pergunta: “o que um professor que vai trabalhar em um projeto social precisa saber?”, pretende-se preparar os professores para entender o contexto social em que estão inseridos e elencar os conhecimentos necessários para atuação em contextos de vulnerabilidade social O referencial teórico que embasa esta pesquisa são estudos referentes ao papel dos projetos sociais (NASCIMENTO, 211) (BONFIM, 21), a perspectiva de justiça social para a educação (BELL, 216), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2) e o Experimento Didático Formativo (SFORNI, 215) (AQUINO, 214) Esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo apresentar a proposta de um Experimento Didático Formativo para a formação de professores em contextos de vulnerabilidade social e analisar o potencial deste experimento por meio de sua implementação voltando o olhar para as percepções da pesquisadora (diário de implementação) e dos participantes (questionários) Os dados foram coletados por meio da aplicação de dois questionários (cf Apêndices I e II) e com a implementação do produto educacional de forma remota, via Google Meet, durante os anos de 22 a 222 Os questionários foram aplicados um no início e outro no fim da implementação Os resultados apontam que as percepções dos participantes foram de que o material possibilitou a discussão sobre a importância da língua inglesa para o contexto de vulnerabilidade social, uma vez que a profissão professor precisa estar sempre atualizada Os participantes também perceberam o enfoque dado ao professor como mediador e como os alunos em situação de vulnerabilidade social não sentem interesse pela língua inglesa Concluímos que o produto educacional tem potencial para iniciar a preparação dos professores para este contexto, porém ressaltamos a necessidade de estudos longitudinais para avaliar o desenvolvimento de professoresProfessores de inglêsProjetos sociaisVulnerabilidade socialExperimento didático formativoEnglish teachersSocial projectsSocial vulnerabilityDidactic-formative experimentTraining ofFormação de professores de inglês e projetos sociais : uma proposta de experimento didático formativoTrabalho de Coclusão Final