Tuma, Magda Madalena [Orientador]Abonizio, Nayad Pereira2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14188Resumo: O estudo propõe-se a identificar as opções que professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que trabalham em uma Escola Municipal de Londrina, atribuem ao Ensino de História, por meio das explicações que elaboram sobre os conteúdos escolares pelos quais optam para o ensino dessa disciplina Tem-se, como hipótese que norteia essa análise, a marginalização dos conteúdos da disciplina de História em detrimento das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática Para tanto, optou-se em trazer a trajetória do Ensino de História desde sua constituição em disciplina escolar até os dias atuais, expondo o que a documentação oficial traz de objetivos para essa área de conhecimento, assim como as discussões de teóricos sobre a necessidade de alterar as metodologias vigentes no cotidiano escolar Metodologicamente, este estudo alinha-se à pesquisa qualitativa, buscando articular a voz e a prática pedagógica dos sujeitos com o que está exposto nos documentos que normatizam o Ensino de História É possível perceber que os documentos que norteiam a escolha dos professores trazem em seu discurso a necessidade de apreender a realidade atual com os conceitos históricos que fazem parte do currículo do 4º e do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, porém ainda é latente o trabalho com o Ensino de História pautado na perspectiva positivista e linearHistória (Ensino fundamental)Estudo e ensinoDocumentos oficiaisPrática de ensinoEducaçãoPractice teachingOs documentos oficiais na escola : um estudo sobre as repercussões para a seleção de conteúdos de história por professores do 4º e do 5º ano do ensino fundamentalDissertação