Haydu, Verônica Bender [Orientador]Camargo, Julio César de2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15176Resumo: No presente estudo, microssociedades de laboratório foram utilizadas com o objetivo de avaliar os efeitos de alertas escritos, parâmetros quantitativos e feedbacks sobre o comportamento de extração de recursos, bem como a transmissão entre indivíduos e a manutenção em longo prazo desse padrão comportamental O procedimento consistiu na aplicação de uma versão computadorizada do jogo Dilema dos Comuns¸ havendo a troca periódica de participantes Participaram do estudo 31 estudantes universitários, que foram distribuídos em cinco grupos A quantidade de participantes em cada grupo variou de acordo com o número de estudantes que compareceram às sessões ou de acordo com o número de rodadas que levaram para finalizar o experimento Analisou-se a quantidade de recursos extraídos individualmente e pelo grupo a cada rodada e as respostas verbais dos participantes ao instruírem os novatos Os resultados mostraram que as variáveis manipuladas foram efetivas para a redução em curto prazo da quantidade de recursos extraídos Uma análise mais detalhada mostrou que uma combinação de fatores, tais como características individuais, história experimental e qualidade das instruções, foi importante para a recuperação e manutenção dos recursos em longo prazo Os dados obtidos podem servir como subsídio para se pensar em pesquisas aplicadas, intervenções e políticas públicas ligadas à preservação de recursos naturais e à sustentabilidadeAnálise do comportamentoDesenvolvimento sustentávelJogos (Psicologia)Psicologia aplicadaBehavioral analysisSustainable developmentPlayApplied psychologyDesenvolvimento sustentável : uma análise experimental do comportamento de extração de recursos em microssociedades de laboratórioDissertação