Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]Zazula, Robson2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10590Resumo: A dermatite atópica é uma doença crônica de pele com etiologia desconhecida e alta incidência na população infantil Tem como principais sintomas: prurido, inflamação e lesões crostosas Uma das queixas mais frequentes de cuidadores de pacientes pediátricos é o seguimento de recomendações médicas Embora tal atitude seja fundamental para o controle dos sintomas, observam-se baixos índices de adesão em pacientes com DA e seus cuidadores Este comportamento pode ser compreendido como um processo comportamental governado verbalmente e as recomendações, na forma de instruções, uma importante variável para compreendê-lo Entretanto, são escassos os estudos em Análise do Comportamento, em especial na Dermatologia, que descrevam os efeitos do controle instrucional sobre o comportamento de seguir recomendações médicas Os resultados deste trabalho estão organizados em dois estudos O Estudo 1 tem como objetivo apresentar e discutir a instrução, enquanto evento antecedente, que controla o comportamento de seguir recomendações médicas de crianças com dermatite atópica Este controle foi discutido com base nas interações entre crianças com a doença e seus cuidadores, por meio da descrição do papel desempenhado por instruções simples, complexas, diretas, indiretas, completas e incompletas, bem como as consequências imediatas e atrasadas ao responder Além disso, foram descritas as condições físicas e/ou biológicas, o controle social e o papel da história de reforçamento do indivíduo como variáveis que podem alterar o controle exercido pelas instruções para realizar o tratamento médico O Estudo 2 tem como objetivo avaliar o controle exercido por instruções verbais diretas e indiretas, verbalizadas pela mãe, na emissão de comportamentos de obedecer de crianças com DA, em uma situação estruturada de tratamento médico Além disso, avaliou-se também o relato da mãe acerca do comportamento da criança, por meio do Children Behavior Check-list for ages 6/18 (CBCL-6/18) Os resultados mostraram que todas as crianças foram avaliadas como clínica e/ou limítrofe para competências e problemas de comportamento O uso de instruções diretas aumentou a probabilidade de comportamentos de obediência, sobretudo quando associadas à orientação física e elogios, independentemente do perfil comportamental apresentado no CBCL-6/18 Estes resultados poderão auxiliar na elaboração de propostas de intervenções comportamentais individuais ou em grupos para crianças com DA e seus cuidadores, com objetivo de elevar os índices de adesão ao tratamento nesta populaçãoCriançasAvaliaçãoObediênciaAvaliaçãoCriançasChildrenEvaluationBehavior of childrenObedience - EvaluationVerbal behaviorChildrenObediência de crianças com dermatite atópica às instruções do cuidador para realizar tratamento médicoDissertação