Santos, Eder Soares [Orientador]Ferreira, Gabriel Bonesi2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11387Resumo: A presente Dissertação investiga a definição do ente humano como Dasein na obra Ser e Tempo, de Heidegger, em oposição ao conceito de sujeito moderno Também se propõe a verificar se, ou em que medida, o conceito de Dasein contrapõe o conceito de sujeito moderno O conceito de sujeito utilizado para definir o homem surge na modernidade Sua cunhagem traz consigo outros elementos que marcam essencialmente a modernidade, como a separação entre homem e mundo ou sujeito e objeto, o sujeito como o ente detentor de conhecimento e capaz de inferir verdade sobre mundo, a verdade identificada como certeza, entre outros Assim, este trabalho analisa os principais elementos do conceito de sujeito na obra de Descartes, que é visto por Heidegger como o pensador que inaugura o conceito de sujeito Em seguida, apresenta as principais críticas de Heidegger ao conceito de sujeito cartesiano Primeiramente, é analisada a crítica elaborada na obra Ser e Tempo, na qual Heidegger afirma que há uma confusão entre ser e ente, bem como a suposição do sentido do ser como substancialidade que não é satisfatoriamente justificada Em seguida, é trabalhada a interpretação exposta na obra Nietzsche, em que Heidegger apresenta uma interpretação representativa do cogito cartesiano e afirma que o sujeito é colocado como fundamento de toda a representação e passa a exercer domínio sobre o mundo Por fim, há a análise do conceito de Dasein na perspectiva da analítica existencial em Ser e Tempo, em que são apresentados os principais conceitos que envolvem o modo de ser do Dasein, como ser-no-mundo, decadente, com abertura à propriedade, entre outros Intenciona-se, assim, investigar se o conceito de Dasein é suficiente para superar ou, no vocábulo de Ser e Tempo, destruir a concepção de sujeito modernaSer (Filosofia)Sujeito (Filosofia)OntologiaBeing (Philosophy)Subject (Philosophy)OntologySobre o Dasein : uma crítica de Heidegger ao conceito de sujeitoDissertação