Morita, Maria Celeste [Orientador]Lemos, Sonia Gomes de2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14912Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais foram instituídas em 22, passado o período de adaptação e implementação do novo currículo, faz-se necessário identificar quais são os desafios ainda enfrentados por estudantes de graduação e por Cirurgiões-dentistas (CD) que atuam no Sistema Único de Saúde e são preceptores de alunos, importantes atores na integração ensino-serviço, bem como identificar os desafios na manutenção do aprendizado constante Participaram 45 graduandos em Odontologia e 21 CD preceptores Utilizou-se de questionário semiestruturado e autoaplicável Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva por meio do programa Epiinfo 352 e Análise de Conteúdo Encontrou-se que o perfil do formado ainda esta voltado para o exercício privado da profissão, pois 78% pretende fazer especialização, porém apenas 1 citou a Saúde Coletiva Nenhum CD e apenas 1 estudante relatou utilizar sites de Odontologia Baseada em Evidências para estudar Sites e blogs de CD são utilizados por 143% dos CD e 178% dos estudantes Quanto ao método de resolver dúvidas surgidas durante o serviço, 57% dos CD não relataram estudar ou buscar informações sobre o assunto Dentre as competências gerais, os maiores desafios para os CD são na Atenção à Saúde e Tomada de Decisão, e para os estudantes, na Atenção à Saúde, Administração, Gerenciamento e na Liderança Mais de 4% de ambos os grupos referenciaram não estar preparados para executar funções relacionadas ao diagnóstico de Câncer Bucal e ao diagnóstico e tratamento da Periodontite O estudo indica a necessidade da graduação em Odontologia enfatizar a abordagem das doenças citadas, visto sua importância epidemiológica para a saúde da populaçãoOdontologiaEstudo e ensinoOdontologia sanitáriaDentistasEducação permanenteDentistryPublic health dentistryPrimary health careStudy and teachingO cirurgião-dentista na atenção primária à saúde : desafios da formação e educação permanenteDissertação