Mariano, Silvana Aparecida [Orientador]Pereira, Ana Paula Botão2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11928Resumo: A política para a juventude em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil ainda parece estar distante de ser compreendida como um conjunto de fatores objetivos e subjetivos capaz de possibilitar uma individualização a partir de processos democráticos em relação à condição e à situação juvenis, conjugadas com a redistribuição de riqueza e poder para os jovens de classes populares As desigualdades sociais que afetam grande parte da população brasileira afetam de forma mais contundente parte significativa da população jovem (homens e mulheres), expostos tanto à injustiça econômica como à injustiça cultural ou simbólica Desse modo, o principal objetivo deste trabalho é refletir e identificar as possibilidades e os limites para a individualização entre os jovens das classes populares, por meio de programas sociais do governo federal, destinados aos jovens na faixa etária de 15 a 29 anos Para tanto, programas sociais como o Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo e o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã serão analisados como parte do processo de individualização entre jovens, homens e mulheres, das classes populares A compreensão da individualização enquanto conceito chave e que irá direcionar as análises do objeto de pesquisa proposto neste trabalho será compreendida como processo social e individual, sob condições de vida objetivas e subjetivas Os procedimentos metodológicos utilizados correspondem à análise de discurso e à pesquisa documental Junto à abordagem teórica do objeto de pesquisa, a análise de discurso em consonância com a pesquisa documental foi utilizada como sendo dois procedimentos metodológicos complementares, para a reflexão crítica e análises de alguns documentos oficiais administrativos e instrumentais dos respectivos programas sociaisIndividualismoPolítica socialProgramas sociaisJuventudeCiências sociaisIndividualismSocial sciencesProgramas sociais para a juventude : limites e possibilidades de uma individualização como experiência democráticaDissertação