Pacagnan, Mário Nei [Orientador]Oliveira, Alessandra Petrechi de2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13397Resumo: Verifica-se uma crescente conscientização mundial sobre a responsabilidade ambiental das empresas nos últimos anos, o que leva a um maior interesse por novas pesquisas sobre o fenômeno em contextos regionais Nesta Dissertação foi realizado um levantamento de gestão ambiental com foco em estratégias ambientais, aqui entendidas como práticas de responsabilidade ambiental junto a uma indústria moveleira pertencente ao Pólo Moveleiro de Arapongas – Paraná Estas práticas foram levantadas dentro do contexto local do Pólo, diagnosticando a vinculação destas práticas com conceitos de reconhecimento mundial e com conceitos de responsabilidade ambiental por áreas da administração, percebendo-se as práticas nas áreas de produção, recursos humanos e marketing mais especificamente As práticas vinculadas às áreas específicas da administração procuram também a prevenção e a minimização dos danos ambientais, cada uma dentro de seu campo de atuação Dessa forma, o objetivo desta Dissertação é o levantamento de práticas de responsabilidade ambiental tomando-se como base as práticas específicas por área da administração, estudadas em Aligleri, Aligleri e Kruglianskas (29) e a verificação de seus fatores motivadores ou condutores, segundo o estudo de Souza (24) A metodologia do trabalho é uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso, com dados coletados através de entrevistas junto aos dirigentes e funcionários da empresa pesquisada e junto aos dirigentes das instituições Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas, Centro de Tecnologia e Instituto Ambiental do Paraná As entrevistas permitiram levantar as práticas de responsabilidade ambiental, que foram analisadas junto à teoria, buscando identifica-las e posteriormente caracterizar seus fatores motivadores O estudo demonstrou que as práticas ambientais foram utilizadas com o objetivo de melhorar o processo produtivo, o desempenho econômico e financeiro e melhorar a imagem da organização perante a sociedade, e como ganho adicional a empresa obteve uma grande conscientização ambiental por parte dos funcionários e ganhos mercadológicos As práticas desenvolvidas demonstram uma clara atitude da empresa em favor do meio ambiente e engajada no atendimento da legislação e de seus órgãos representativos Foi possível concluir que a utilização de estratégias ambientais tem fortes motivadores, que facilitam uma melhor gestão ambiental e oferecem ganhos a organização em termos econômicos e mercadológicos Ademais, existe a necessidade de maiores estudos para validação do estudo em outras organizaçõesGestão ambientalResponsabilidade social da empresaIndústria de móveisAspectos ambientaisEmpresasEnvironmental managementSocial responsibility of businessFurniture industry and tradeBusiness enterprises - Standards of outputEnvironmentalGestão ambiental : um estudo de impactos e práticas de responsabilidade ambiental junto a uma industria moveleira, pertencente ao pólo de Arapongas/PRDissertação